WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Parabéns, professor, hoje é o seu dia!

Todos os anos, em 15 de outubro, o país comemora o Dia do Professor, com solenidades e atividades envolvendo professores, alunos e familiares

Dia do Professor

"Para se tornar um bom professor, é preciso instigar a criatividade dos alunos, ser criativo, ter conhecimento dos conteúdos, investir na formação continuada, entusiasmar, elogiar, ser objetivo, claro, preciso, oportunizar condições de produtividade e descobertas”, afirma Marcelo Henrique de Mello, professor do Curso a Distância CPT Como se Tornar um Professor de Sucesso da Área Metodologia de Ensino.

Entretanto, ao contrário de outros países, o professor não é reconhecido merecidamente, o que torna a profissão um caminho tortuoso. Ainda assim, embora todas as dificuldades encontradas pelo profissional no desempenho de suas funções, a carreira oferece inúmeras oportunidades para que o professor amplie sua carga de conhecimentos e os alunos alcancem o seu desenvolvimento cognitivo e social.

Origem do Dia do Professor

Tudo começou em 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I instituiu o Decreto Imperial para a criação do Ensino Elementar no Brasil. Por meio dele, todas as vilas e cidades deveriam contar com escolas de primeiras letras. De fato, a iniciativa do Imperador do Brasil foi revolucionária. Inclusive, o importante documento determinava a descentralização do ensino, a remuneração dos professores e a grade de conteúdos básicos a serem ministrados aos alunos.

Mas apenas em 1947, a marcante data foi celebrada no país. Como homenagem ao Decreto baixado por Dom Pedro em 1827, o Dia do Professor passou a ser comemorado. O mentor desse importante feito foi o professor Salomão Becker, que ministrava aulas em uma escola na Rua Augusta em São Paulo. Inicialmente, 15 de outubro era momento de confraternização entre professores e alunos.

Por fim, a celebração ganhou o país até ser oficializada pelo Decreto Federal 52.682 de 14 de outubro de 1963. Este estabelecia feriado escolar nacional com o objetivo principal de homenagear todos os professores do país. A partir daí, todos os anos, no dia 15 de outubro, as escolas desenvolvem atividades com a participação não apenas dos professores como também dos alunos e familiares.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Brasil Escola e Wikipédia.

Confira o artigo "Torne-se um professor de sucesso" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o Curso a Distância CPT Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais da Área Metodologia de Ensino.

Conheça o Curso a Distância CPT Gestão de Sala de Aula da Área Metodologia de Ensino.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?