WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Parabéns à cachaça pelo seu dia!

Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça, há 4 mil marcas da

 

A cachaça envelhecida é aquela que ficou no  mínimo um ano  armazenada em barris. Recomenda-se que seja consumida pura, como aperitivo.

 

Hoje, o estado de Minas Gerais comemora o Dia da Cachaça. A data foi escolhida por marcar o início da safra da cana-de-açúcar no estado mineiro. A segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil, já virou símbolo nacional e está presente em vários drinks, cujo mais famoso é a  caipirinha.

A cachaça acompanhou toda a história brasileira. As primeiras mudas de cana chegaram em 1502, trazidas pelo português Gonçalo Coelho. Por muitos anos foi bebida dos escravos, iniciada com produção clandestina. A partir do século seguinte, passou a gozar grande prestígio, sendo presença confirmada nos banquetes palacianos.

O professor Dr. José Benício Paes, no curso Cachaça – Produção Artesanal de Qualidade, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina como é o processo para a confecção dessa bebida.

A cana deve ser cortada e, preferencialmente, moída no mesmo dia. Essa atenção é dada porque, com a espera da moagem, ocorrem deteriorações que ocasionam perdas de rendimento e de qualidade do produto. A cana deve estar limpa, sem palhas, sem terras e sem outras impurezas que aumentam o volume de fibra a ser prensada no engenho. Ao contrário do que se pensa, isso não contribui para o aumento da quantidade de caldo. As impurezas, além de serem fontes de contaminação do caldo e, posteriormente, do fermento, reduzem a capacidade de fermentação e, por fim, a qualidade da cachaça.

Esse líquido é misturado à água, formando o mosto, que é fermentado. Após a fermentação adequada, o mosto recebe o nome de vinho. A aguardente é separada do mesmo pela operação de destilação, que se baseia na diferença do grau de volatilização dos seus componentes. Essa operação é realizada por meio de aquecimento do vinho em recipientes denominados destiladores, mais conhecidos como alambiques.

A cachaça branca é a bebida da forma como saiu do alambique. É recomendada para ser consumida pura, gelada, ou em drinks como caipirinha e coquetéis. Já a envelhecida é aquela que ficou no  mínimo um ano armazenada em barris de madeira. Recomenda-se que seja consumida pura, como aperitivo.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?