
A fotografia em estúdio constitui o principal caminho para o sucesso no setor publicitário, uma vez que o fotógrafo tem condições de controlar a luz visando obter a foto de acordo com a sua necessidade. Muitas vezes, ele recebe de uma agência de publicidade um rougth (croqui) detalhado da foto que deverá executar. Outras vezes, o próprio fotógrafo deverá explorar a sua criatividade na obtenção de uma foto atraente, tecnicamente correta e que seja capaz de vender um produto, uma marca, ou de divulgar uma grife com muita eficiência.
A fotografia de modas é um mercado crescente no Brasil, uma vez que eventos dessa natureza, cada vez mais, ganham espaço na mídia. Essa especialização da fotografia tem adquirido espaço nas novelas e cenários culturais, que tem apontando personagens e discutindo o tema.
A empresa de estúdio fotográfico também trabalha com produtos industrializados. Nesse ramo, o fotógrafo deverá usar seu talento para explorar os melhores ângulos, bem como o que há de mais atraente na embalagem. Segundo o professor e fotógrafo Júlio Alessi, no curso Estúdio Fotográfico - montagem e utilização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para fotografar produtos, a iluminação deverá ser montada de tal forma que realce a marca e a embalagem, tendo o cuidado de não ser extravagante. A não ser que esse seja o objetivo da foto a ser produzida”.
Um outro lado que pode ser explorado nesse negócio é a fotografia de culinária. Essa atividade exige uma grande percepção do fotógrafo, para que as fotos deixem os alimentos extremamente apetitosos. Para isso, pode-se trabalhar com os alimentos preparados ou então utilizar réplicas (mocaps), algo que estilistas de comidas fazem muito bem.
Para o trabalho realizado em estúdios fotográficos se tornar possível, o profissional precisa conhecer muito bem quais são as técnicas de iluminação, os equipamentos e acessórios indispensáveis, bem como as habilidades essenciais para fotografar cada modalidade como moda, produtos e alimentos.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.