
O Brasil apresenta altas taxas de crescimento da população; tal crescimento vem exigindo aumentos na produção de alimentos. “É bem verdade que batemos recordes de safras, seguidas vezes, mas é igualmente verdade que existem muitas variações na quantidade de produtos agrícolas ofertada no decorrer do ano, daí a necessidade de uma maior estabilidade na produção”, explica Dr. Júlio César Lima Neves, professor do Curso CPT Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos.
Conscientes, porém, que outros problemas como armazenagem, transporte e comercialização são também fatores importantes na oferta de produtos agrícolas, nos traz à memória que não basta só produzir.
“Apontam-se, geralmente, duas opções para o aumento da produção de alimentos: aumento da produção pela expansão da fronteira agrícola e aumento do rendimento (produtividade) por hectare cultivado”, pondera Júlio César.
Tradicionalmente, o aumento da produção agrícola no Brasil acontecia quase que exclusivamente com a expansão de sua fronteira agrícola. Em anos mais recentes, a escassez das terras de maior fertilidade vem forçando o processo produtivo incorporar solos mais pobres, como os do cerrado.
Este fato, aliado à exaustão natural da fertilidade dos solos que há décadas vêm sendo explorados, contribui para justificar os expressivos aumentos no consumo de fertilizantes registrados no Brasil, nos últimos anos.
Por isso, há a necessidade de se determinar o melhor uso de corretivos e fertilizantes para melhor produção e produtividade agrícola; ou seja, o uso racional e eficiente destes, finaliza.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.