O hotel, para manter-se competitivo, necessita não apenas de uma boa estrutura técnico-administrativa, mas também de um profissional que a faça fluir, pelo exercício de sua capacidade de liderar pessoas e talentos. Essas são funções do gerente geral.
Ele é o administrador do estabelecimento e coordena o trabalho dos outros gerentes, tendo como função garantir que todos os departamentos funcionem perfeitamente e gerem receitas. Sua atuação, de forma eficiente, é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Para exercer o papel de gestor é preciso uma postura exemplar, conhecimento de línguas, formação superior ou técnica. É importante ter domínio de processos administrativos do planejamento, organização, direção e controle das atividades operacionais, administrativas e financeiras do hotel.
Segundo o professor Lairson Lopes Sena, no curso Como Administrar Hotéis, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “também é preciso ter alguns anos de experiência em gestão hoteleira, como por exemplo, de departamentos do hotel; conhecimentos de informática, da rotina das operações do hotel e da gestão de recursos humanos; capacidade para treinar e descobrir talentos; e aptidão para trabalhar em equipe”.
O gerente geral não precisa e, provavelmente, não conseguirá entender ou realizar procedimentos técnicos específicos de cada departamento do hotel. Porém, é necessário que tenha habilidades conceituais, para lidar com questões de planejamento estratégico, marketing, administração de recursos humanos, finanças, estatísticas, compras, entre outras.
Por: Clara Peron.
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