
O milho é um ingrediente que proporciona diversas possibilidades de criação. Em suas variações pode ser usado como base, no caso de pão, ou como recheio.
O milho é matéria-prima de inúmeros produtos, como bolos, pães, broas, entre outros. No Brasil, é um dos três cereais mais consumidos, e no seguimento de panificação, é mais utilizado do que se imagina. O produto aparece em cardápios como receitas que vão desde o tradicional bolo de fubá, passando pela broa airada e pães recheados, até requintadas sobremesas.
Se na panificação o milho sempre esteve presente, na área de confeitaria ele começa a ser descoberto como componente de sobremesas sofisticadas. Bombons e trufas com esse recheio, por exemplo, fazem sucesso.
Além disso, é uma excelente fonte de energia, contém alto teor de carboidratos e possui quantidades consideráveis de vitaminas A , B1 e sais minerais. Pode ser consumido inclusive por quem possui o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão.
Antes de preparar deliciosos pratos, esteja atento ao escolher a espiga. “Ela deve apresentar palhas verdes, não secas, e cabelos marrom-escuros. Se estiver sem palha, já descascado, verifique se a ponta inferior é afilada e macia, o que indica que está em boas condições. No ponto ideal, os grãos têm cor amarelada e, apertando-os com a unha, vê-se um líquido leitoso”, afirma a professora Marli Cambraia, no curso Processamento de Milho Verde, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Esse é um ingrediente que proporciona diversas possibilidades de criação. Em suas variações pode ser usado como base, no caso de pão, ou como recheio. A professora Marina Queiroz ensina, no Curso Básico de Panificação, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, como fazer um delicioso pão de milho, usando farinha, fermento, margarina, açúcar, sal, fubá, leite, ovos e erva-doce. “Misture os ingredientes até o ponto de véu. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Sove, boleie, passe no fubá e coloque para assar por 20 minutos”, instrui a professora.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.