WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pão de mel é fácil de fazer e gostoso de comer

Com ou sem cobertura de chocolate, o alimento ganhou recheios e desenhos

O pão de mel é um sucesso em qualquer parte do mundo.

O pão de mel é um sucesso em qualquer parte do mundo.

De origem europeia ou russa, o pão de mel é um doce delicioso. Na Rússia era chamado de pryanik, tendo em sua massa farinha, mel e suco de frutas. No entanto, o mel era o ingrediente de maior peso para a elaboração. Alguns séculos depois, foram adicionadas à receita as especiarias vindas da Índia e do Oriente Médio, como canela, nozes, gengibre e frutas secas.

Na história europeia, o pão era feito à base de mel, farinha, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Ele surgiu quando os europeus perceberam que ao banhá-lo na calda de chocolate prolongava o sabor e a umidade.

Hoje, o pão de mel é um sucesso em qualquer parte do mundo. Com ou sem cobertura de chocolate, o alimento ganhou recheios e desenhos. O doce tem sido decorado e usado como lembrancinha de aniversários, comemorações natalinas, enfeites de festas, entre outros.

De tanta história você já deve estar com água na boca. Está na hora de aprender como elaborar esse maravilhoso pão. Mas, com diversas receitas espalhadas por aí, não dá para usar qualquer uma. Por isso, o CPT – Centro de Produções Técnicas organizou essa e outras elaborações no curso Profissional de Panificação, elaborado pela professora Marina Queiroz, especialista em panificação e confeitaria. É ela quem vai nos dar as dicas para fazer o pão de mel.

“Esse pão é elaborado em duas etapas. Para a primeira, você vai precisar de 300g de gordura de bolo, 300g de açúcar mascavo e 300g de ovos. Essa é a receita para elaboração do creme. Misture esses elementos, nessa ordem, em uma batedeira”, ensina a professora Queiroz.

Na segunda etapa são usados 300g de farinha de trigo; 195g de mel; 100g de leite; 3,9g de fermento químico; 3g de canela em pó; 1,5g de cravo em pó e 0,5g de noz moscada. Bata os ingredientes e, depois, insira o creme misturando até a massa ficar bem cremosa e homogênea. Transfira para uma manga de confeiteiro e coloque em forminhas de alumínio.

Agora é só banhar os pãezinhos em chocolate derretido cobrindo toda a superfície. Assim que esfriarem, estarão prontos para serem saboreados. Acompanhe, no vídeo abaixo, mais dicas sobre a receita de pão de mel.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Profissional de Panificação

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ronilda melo

20 de out de 2013

DELICIAS

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de out de 2013

Olá, Ronilda!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Fique por dentro das novidades!