As escolas infantis estão conquistando cada vez mais reconhecimento. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação para crianças de 0 a 6 anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança. Assim, cresce a demanda dos pais por escolas bem estruturadas e professores capacitados.
Diante disso, os estabelecimentos escolares infantis precisam estar cada vez mais preparados para atender a um público que está em formação escolar, ética e moral. Cuidados com alimentação, higiene e primeiros-socorros são essenciais. Organizar jogos e brincadeiras que propiciem integração e desenvolvimento também é de suma importância.
Mas, para que a criança se sinta bem no âmbito escolar, é preciso estabelecer um ambiente acolhedor e familiar, que contribua para sua adaptação. Segundo o mencionado pela professora Luciana Fiel, no curso Educação Infantil: Formação Pessoal e Social, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “nem todas as crianças se adaptam com facilidade ou dificuldade às novas situações. Isso é decorrente de muitos fatores, dentre os quais podemos destacar a idade e suas experiências de segurança em contextos anteriores. Para que elas se sintam bem, é necessário que o ambiente e as pessoas a sua volta sejam propícios”.
As escolas com ensino em tempo integral, que oferecem diferenciais, como atividades extracurriculares, passeios instrutivos e educação bilíngue estão sendo muito buscadas atualmente, por serem uma oportunidade ainda maior de formação pessoal e cidadã da criança.
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