
Os pães são delícias consumidas de Norte a Sul do globo terrestre, e cada país tem suas preferências. “O pão é um alimento que se encontra presente em quase todas as nossas refeições, desde os tradicionais e habituais cafés matinais até os mais requintados almoços e jantares”, afirma a professora Mariana Queiroz, no Curso Básico de Panificação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O Brasil, por exemplo, consome grande quantidade de pão doce, recheado, com creme, coberto com frutas. Ele só perde para o pão francês, sendo seguido de outra especialidade, o pão de queijo, saboreado em todo o país.
Na Alemanha, o dinkelbrot, ou espelta, é o preferido. Feito com um tipo de farinha especial, a farinha de espelta, a partir de um trigo rústico, avermelhado, o pão tem textura crocante.
A variedade de ingredientes permite que diferentes receitas sejam elaboradas.“Algumas farinhas, como por exemplo, a farinha de araruta, a de soja, a de milho e a de arroz não possuem glúten. Essas farinhas podem ser utilizadas, inclusive, na elaboração de produtos sem glúten, destinados ao consumo de pessoas portadoras de doença celíaca, que têm intolerância a esse ingrediente”, comenta a professora.
A Argentina, vizinha do Brasil, é representada pelas tradicionais medias lunas, pães em forma de croissant, principalmente em Buenos Aires. Outro pão apreciado por lá é a semita, que tem sabor especial e uma massa muito delicada. É branco, parecido com o italiano, tem casca crocante e miolo mais denso. Na massa são utilizados pequenos pedações de toicinho defumado frito.
Aonde quer que seja, em qualquer língua ou sotaque, seja campeão ou não da Copa 2014, é difícil resistir aos deliciosos, crocantes e quentinhos pães.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.