As padarias já são quase mercearias. A estratégia de agregar produtos e serviços tem se apresentado como uma excelente opção para se estabelecer no mercado com mais lucros. No local, vende-se diversos pães, incluindo a linha light e integral, lanches, frios, frutas, verduras, carnes, produtos para mercearia e até pet shop.
O empresário desse ramo precisa aprender a absorver o máximo do seu negócio e essa diversificação é o desafio. A gestão precisa analisar com mais afinco a logística de seu empreendimento. Por exemplo, ao vender produtos de hortifruti deve-se pensar nas perdas. Uma dica é utilizar frutas bem maduras para fazer bandejas de salada de frutas, que podem ser comercializadas pelo triplo do preço. Nessa onda da praticidade, elas atraem bastante os clientes.
Outro negócio pode ser aproveitado como potencial de mercado. A lanchonete integrada à padaria chega a dobrar o faturamento. A pessoa pede o lanche, leva o pão e aproveita para comprar os enlatados, produtos de limpeza, entre outros. Tudo é um montante de lucro, que depende muito da criatividade do empreendedor e da análise do seu mercado consumidor.
Segundo o professor Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, consultor em gerenciamento de novos negócios e coordenador do curso Como Montar e Administrar uma Padaria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é preciso trabalhar para surpreender e fidelizar os clientes. “Você pode oferecer serviços diferenciados. Caixas eletrônicos de bancos, cafeteria, lanchonete, fast food, banca de revistas e jornais, tudo são possibilidades de aumentar o fluxo de pessoas em sua padaria, e, em consequência, o seu faturamento”, sugere o professor no curso.
Atualmente, criar facilidades para o cliente é o ponto chave para o sucesso dos negócios. Oferecer entrega em domicílio pode ser um fator que eleva a loja diante da concorrência. Enxergar as oportunidades também é importante. Verifique as tendências e veja como seu estabelecimento pode se encaixar. No setor alimentício tem se valorizado a saúde, e com isso, a alimentação saudável. Essa tendência leva a crer que quanto mais produtos saudáveis estiverem disponíveis, mais serão vendidos.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.