A escova progressiva foi uma revolução no mundo dos cabeleireiros. O produto deixa os cabelos bem lisos e por bastante tempo. O problema é que a maioria delas contém formol, que agride os fios, destruindo a fibra capilar por dentro e impedindo a ação de outros produtos.
O formol foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em concentrações maiores do que 0,2%. Essa quantidade não alisa os fios, só ajuda a conservar o produto. No entanto, já é suficiente para agredir o cabelo. Felizmente, a indústria cosmética evolui sempre e novos produtos vão surgindo para substituir outros problemáticos. Conheça alguns tratamentos livres de formol que alisam, reduzem o volume, acabam com o frizz e até hidratam:
Tioglicolato de amônia: pode ser usado em quase todos os tipos de cabelo, como os coloridos, com mechas e os mais sensíveis. A exceção é para os que já tenham sido tratados com guanidina. Deixa o cabelo bastante liso, com resultado igual ao das progressivas comuns, mas sem o uso do formol. Uma grande vantagem é poder lavar e prender o cabelo na hora. Para a manutenção, basta fazer o tratamento apenas na raiz depois de três a quatro meses. Também é importante cortar as pontas a cada dois meses e usar produtos específicos.
Ácido glioxílico + óleo de argan (escova de argan): o ácido glioxílico sela a fibra capilar, provocando o efeito liso, enquanto o óleo de argan hidrata. A técnica é recomendada principalmente a quem tem o cabelo cacheado, ou ondulado, para retirar o volume, o frizz, além de restaurar os fios. Não pode ser usado por quem tem o cabelo muito danificado. Nesse caso, é melhor fazer uma reconstrução antes. Deve agir por cerca de dois dias e a manutenção precisa ser feita a cada três meses.
Amino apple: a técnica deixa os fios mais pesados. Por isso, mais lisos. É feita com aminoácidos e proteínas especiais (algumas da maçã). É indicada para reduzir o volume e o frizz dos cabelos ondulados. Não chega a alisar propriamente e fica melhor em cabelos maiores. O resultado é bem natural e não agride os fios.
Escova primer: composta por óleo de argan, vitaminas, extrato de caviar, aminoácidos e proteínas, que dão maior durabilidade ao efeito liso. O efeito depende do tipo de cabelo: os crespos tendem a ficar ondulados e sem frizz, já os ondulados podem ficar bastante lisos. É necessário ficar três dias sem lavar e o ideal é não prender os cabelos. O retoque é feito só na raiz, a cada três meses. É recomendável fazer uma hidratação toda semana e uma reconstrução a cada 15 dias, ou de mês em mês.
Ácido acético: o ácido altera a estrutura dos fios. Ele reduz o volume de cabelos crespos, alisa os fios ondulados e cacheados. Não pode ser usado junto com a henna, pois pode desbotar e quebrar o cabelo. O retoque é feito no cabelo todo a cada três meses. Fica por três dias no cabelo e não pode ser preso. Por ser à base de ácido, é comum acontecerem irritações na pele e no nariz. Portanto, é bom procurar um profissional e evitar usar o produto se a pele já estiver irritada.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Revista Glamour.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Grasiela bessa
24 de mar. de 2018Gostaria de saber onde comprar o amino Apple .

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de mar. de 2018Olá Grasiela,
Recomendamos que procure por fornecedores em sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

isabel cristina pinhal silva
22 de out. de 2012Estou terminando os cursos de cabelos porem gostaria de saber como faço para comprar os produtos que são demostrados nos cursos grata Isabel

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de out. de 2012Olá, Isabel!
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos