WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Organizar a casa é tarefa das crianças também

A ajuda nas atividades domésticas ensina sobre responsabilidade, companheirismo e submissão

Entre os nove e dez anos, as crianças podem trocar a roupa de cama, lavar a louça e varrer o chão.

Colocar a molecada para ajudar nas tarefas domésticas não é fácil. Mas essa é uma atitude que as ensina sobre responsabilidade, companheirismo e submissão. O importante é a forma como a função é comunicada, assim como saber que as tarefas devem ser designadas de acordo com a idade.

Quando começar? Os pequenos de três até os cincos anos já podem participar, guardando os brinquedos, ajudando a cobrir a cama e separando a roupa suja da limpa, colocando a que não será mais usado no cesto. Caso a família possua animais de estimação, a criança pode ser responsável por alimentá-los.

Dos seis aos oito anos, os filhos podem regar as plantas, guardar as roupas limpas, arrumar sozinhos a cama e manter o quarto organizado. De acordo com a professora Karla Teixeira, mestre em economia doméstica, é importante que os pais mantenham o quarto deles arrumado para demonstrar à criança entusiasmo pela organização.

Na idade dos nove e dez anos, a mãe pode passar a tarefa de trocar a roupa de cama, lavar a louça, tirar a poeira dos móveis, varrer o chão e ajudar no preparo de lanches simples. A partir dos 11 anos, os pré-adolescentes devem ter tarefas diárias, como ajudar a cozinhar, lustrar móveis, passar aspirador e lavar o chão.

Uma dica da professora Karla no curso Como Organizar sua Casa, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é ensinar às crianças a jogar fora o que não será mais usado e separar roupas e calçados que não servem mais para serem doados. “Gavetas e cantos da casa não são depósitos de lixo. A desordem escondida não significa ordem”, menciona a professora no curso.

Para auxiliar os filhos nas tarefas, os pais podem comprar recipientes ou mesmo confeccioná-los, dispondo-os às crianças para guardar os objetos mais facilmente. Cores e formas variadas facilitam na classificação e memorização. Lembre-se que os suportes e cabides também devem ser do alcance das crianças. Se possível, tenha várias divisórias nos armários, para facilitar a organização.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!