O projeto Organics Brasil participou de sete feiras internacionais e diversos eventos dos setores têxtil, de cosméticos, alimentício e de diversidade socioeconômica, no Brasil e no exterior, durante 2011. O resultado foi uma movimentação recorde de U$87 milhões em negócios no ano, envolvendo as 74 empresas que compõem o projeto.
Para o coordenador executivo do Organics Brasil, Ming Liu, duas feiras internacionais, a Biofach Europa (Nuremberg, Alemanha) e a Biofach América (Baltimore, EUA) foram muito importantes em relação ao mercado externo, pois atendem aos dois principais mercados internacionais. No entanto, ele afirma que o mercado interno também foi decisivo, uma vez que se manteve aquecido e o consumidor brasileiro se conscientizou sobre as vantagens de ingerir produtos orgânicos.
Ming Liu afirma que novos negócios estão sendo fechados, a demanda pelos produtos está cada vez maior e o relacionamento entre as empresas e os consumidores está mais estreito. “Os investimentos ainda estão sendo feitos com cuidado, mas não houve nenhuma retração do mercado”, acrescenta.
Em 2012, a Organics Brasil pretende aumentar as negociações nos mercados onde atua (Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, Itália, Reino Unido e Espanha). Além disso, quer expandir os mercados para as empresas de Portugal, Emirados Árabes, Bélgica, Nova Zelândia, África do Sul, Arábia Saudita, Dinamarca, Argentina, Canadá e Coreia do Sul.
O agrônomo Jacimar Luiz de Souza, professor do curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que a procura por produtos orgânicos tende a aumentar, dada a crescente preocupação das pessoas com a preservação do ambiente e com o consumo de produtos mais saudáveis.
Por: Maria Clara Corsino.
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