WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Orgânicos crescem 40% em 2010

Os produtos orgânicos mais procurados pelos brasileiros são as hortaliças, legumes, frutas e produtos processados, como sucos, arroz, açúcar e café

O produtor deve proteger o alimento contra possíveis contaminações; por isso são vendidos em embalagens fechadas.

A comercialização de produtos orgânicos, no Brasil, alcançou R$ 350 milhões em 2010. Esse registro é 40% superior ao registrado em 2009, conforme os números divulgados pelo Projeto Organics Brasil.

“Esse crescimento representa a difusão do setor. Cada vez mais pessoas buscam informações sobre produtos orgânicos e, consequentemente, consomem mais esse tipo de alimento”, destaca o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias.

O mercado externo de orgânicos também cresceu em 2010. O setor exportou cerca de U$ 108 milhões no ano passado, segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Esse valor é 30% superior às receitas geradas em 2009.

Os produtos mais exportados são os do complexo soja, grão, farelo e óleo; açúcar; café; cacau; e frutas, como abacaxi, mamão e manga. Os principais países consumidores são Holanda, Suécia, Estados Unidos, França, Reino Unido, Bélgica e Canadá.

Segundo o professor Jacimar Luiz de Souza, no curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o produtor deve proteger o alimento contra possíveis contaminações por contato; por esse motivo devem ser vendidos em embalagens fechadas, desde a colheita e o processamento até a  comercialização final do produto”.

Rogério Dias destaca também que o número de feiras de produtos orgânicos tem crescido bastante no país, o que favorece e incentiva a comercialização. Segundo o coordenador, hoje, os  orgânicos mais procurados pelos brasileiros são as hortaliças, legumes, frutas e produtos processados, como sucos, arroz, açúcar e café.

Para Jacimar de Souza, que também é pesquisador da  EMCAPER – Empresa Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, alimentos orgânicos não se referem apenas a alimentos sem agrotóxicos. Além de não conterem esses agentes químicos, não se utiliza adubos químicos e diversos outros produtos que possam deixar resíduos ou degradar o solo, as águas e outros componentes do meio ambiente.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?