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Orgânicos brasileiros participam da Biofach Japão

No mercado interno brasileiro já se encontram muitos produtos que podem ser encaminhados para o exterior, como o café, sucos e cereais

Três empresas brasileiras, participantes do Projeto Organics Brasil, estão representando o país no evento.

Começou ontem a Biofach Japão, a mais importante feira de produtos orgânicos da Ásia. As atividades, que se encerram amanhã, estão sendo realizadas na cidade de Tóquio. Três empresas brasileiras, participantes do Projeto Organics Brasil, estão representando o país no evento.

O coordenador executivo do Organics Brasil, Ming Liu, destaca que, “o mercado do Japão é importante para conceituar os produtos brasileiros. É um mercado menor, comparado com a Europa e Estados Unidos, porém é ainda interessante para produtos como a cachaça, roupas de algodão e o açúcar brasileiro. Os cosméticos já são reconhecidamente comercializados nas principais lojas do segmento pelos apelos dos ingredientes da Amazônia. As perspectivas de negócios são muito boas e estamos presentes nesta quarta edição do Projeto para consolidar a imagem do produto do Brasil”.

No primeiro semestre de 2010, o Projeto Organics Brasil fechou US$ 12 milhões (cerca de R$ 20,5 milhões), em negócios, com a participação em três feiras internacionais. O projeto ainda participará de duas outras Biofach este ano: a edição América, nos Estados Unidos, e a América Latina, no Brasil.

No mercado interno brasileiro já se encontram muitos produtos que podem ser encaminhados para o exterior, como o café, alguns sucos e cereais. Segundo o Ministério da Agricultura, a produção nacional de orgânicos movimenta, anualmente, US$ 250 milhões. Deste total, 70% correspondem a vendas externas.

De acordo com o professor Shiro Miyasaka, especialista em agricultura orgânica, no curso Agricultura Natural, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para a  comercialização, é importante que as embalagens utilizadas atendam às qualificações de mercados sofisticados. Outra característica especial dos produtos orgânicos é que eles precisam receber um selo de certificação que ateste sua origem. Esse dá segurança ao consumidor de que o produto foi produzido de acordo com princípios e normas técnicas definidas”.

Os consumidores de produtos orgânicos costumam ser mais exigentes que os usuais, pois pagam um sobrepreço para preservar a qualidade. No entanto, há que se considerar que as exigências no exterior são ainda mais elevadas, do ponto de vista fitossanitário, pois muitos países contam com sofisticados sistemas para rastreamento de produtos como fertilizantes, defensivos, conservantes e outros que desqualificam o alimento.

Por: Ariádine Morgan

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