WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

ONU afirma que a água é fonte para desenvolvimento econômico e social

Muitas pessoas ainda não têm acesso aos recursos hídricos, enquanto demanda aumenta na agricultura e na indústria

 

 A agricultura gasta 70% da água potável do mundo. Foto: Esalq/USP.

O mais recente relatório sobre recursos hídricos da Organização das Nações Unidas (ONU) destacou a importância da água para o desenvolvimento econômico e social dos países. A entidade apontou que ela é essencial para a solução de crises de várias ordens. O trabalho reuniu 28 membros do mecanismo interinstitucional ONU-Água.

O relatório destacou que o acompanhamento dos eventos históricos relativos ao uso da água não é mais suficiente para a previsão de alterações ambientais. Ela seria a única fonte para a deflagração de grandes crises mundiais, pois é fundamental para a produção agrícola, industrial e energética.

A última edição do documento aconteceu em 2009 e os autores lamentam que pouca coisa tenha mudado. Um bilhão de pessoas ainda não possuem acesso à água potável, 1,4 bilhão não possui eletricidade e quase um bilhão sofre com alimentação inadequada. Um dos autores do relatório, Richard Connor, explicou que a seca em algumas regiões tem provocado a quebra de safra de muitos produtos agrícolas, o que reduz a oferta de alimentos e encarece a venda no varejo. Esse foi um dos eventos que motivaram as recentes revoltas nos países árabes.

Segundo o relatório, a agricultura é responsável por 70% da demanda de água no mundo, o restante é dividido entre a produção de energia, a indústria e o consumo humano. O coordenador do estudo, Olcay Ünver, alertou para o desperdício e a possível redução da disponibilidade de recursos hídricos em um futuro próximo.

Ele acrescentou que a redução nos níveis de água deve reduzir em 70% a produção agrícola, causando crises de abastecimento de alimentos no mundo inteiro, principalmente se forem agravadas pelas alterações climáticas. Estas ainda são imprevisíveis e não se sabe o impacto real que poderiam ter na oferta de água.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!