WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Promoção Leve 3 e pague 2

Óleo reciclável gera renda para catadores em Fortaleza

Produto é vendido para a usina da Petrobras e transformado em biodiesel

 

 Usina de biodiesel da Petrobras irá processar o óleo de cozinha recolhido pelos catadores. Foto: reprodução.

Descartar óleo de cozinha no meio ambiente pode ser um problema ambiental grave. Ao ser jogado na pia, ele vai parar na rede de esgoto, poluindo os rios. Caso seja jogado no lixo, ele pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. Sendo assim, a melhor solução é a reciclagem. O óleo descartado pode ser usado na produção de biodiesel.

A reciclagem do óleo de cozinha tem gerado renda para catadores de Fortaleza (CE). Eles recolhem o óleo e vendem com exclusividade para a Usina de Biodiesel da Petrobras. A iniciativa é uma parceria entre a estatal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os catadores recolhem o óleo e encaminham para a Estação de Coleta e Beneficiamento, localizada no bairro Serrinha, na capital cearense. Depois de retiradas as impurezas, o óleo segue para a Usina de Biodiesel de Quixadá. A unidade pode processar até 170 milhões de litros de óleo por ano. Por enquanto, em noves meses de existência do projeto, a rede de catadores já coletou cerca de 30 mil litros. Até o fim do ano, o objetivo é repassar 10 mil litros por mês. A Petrobras paga aos catadores R$ 1 por cada litro de óleo de cozinha.

Para os gestores do projeto, a coleta só não é maior porque as pessoas ainda não estão acostumadas a armazenar o óleo usado. A maioria nem sabe que a iniciativa pode ajudar na renda de centenas de famílias. O óleo também pode ser recolhido em restaurantes, shoppings, hospitais e indústrias. O acordo com a Petrobras prevê que a rede de catadores seja a única fornecedora do material.

Além de atuar na capacitação dos catadores, na estruturação e na organização do projeto, o Sebrae implantou postos de coleta do produto e realiza campanhas para a sensibilização dos doadores. Assim, eles esperam que a coleta logo seja ampliada.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Bruno

29 de nov. de 2019

Eu estou indo embora para Fortaleza gostaria de saber se você poderia me passar o numero dos lugares que compra o óleo em fortaleza CE pois sou coletor em SP e gostaria de seguir o mesmo ramo ai.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez. de 2019

Olá,Bruno 

Como vai?

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de compradores de óleo.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Adriano Pinheiro luz

13 de nov. de 2016

Gostaria de recolher o óleo nas casas e vendê-lo pra estação de coleta. E quem sabe no futuro próximo ter uma estação de coleta.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de nov. de 2016

Olá Adriano,

Muito interessante a sua ideia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

divino francisco teixeira

17 de fev. de 2016

Olá, boa tarde, gostaria de receber material dizendo quanto tempo o óleo de cozinha precisa ficar em decantação para ser comercializado. Quais empresas entro em contato para venda mt obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev. de 2016

Olá Divino,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a reciclagem do óleo de cozinha, clique aqui.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

YASMIN

8 de out. de 2015

Olá, gostaria de saber quando esse texto foi publicado. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de out. de 2015

Olá, Yasmin!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Este artigo foi publicado em 09/10/2012.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Antonio

5 de set. de 2015

no interior como fazemos para coletar?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de set. de 2015

Olá, Antônio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre como coletar o óleo combustível cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

WYLDER DANTAS

24 de jul. de 2013

Tenho óleo de cozinha para reciclar e não encontre quem compre e colete o mesmo. Preciso de ajuda,

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul. de 2013

Olá, Wylder!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que entre em contato com a prefeitura de sua cidade para mais informações sobre órgãos responsáveis pela coleta do óleo de cozinha.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Aderina Mendes Motta Nobre

31 de jan. de 2013

Eu estou juntando o óleo e gostaria de saber como faço para entregá-lo, ainda tenho pouco, preciso juntar quanto para virem buscar em minha casa?

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev. de 2013

Olá, Aderina!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Recomendamos que procure a prefeitura de seu município e se informe sobre grupos ou associações que trabalham com esse tipo de coleta na cidade.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Mariana

2 de jan. de 2013

Bom dia, eu armazeno óleo usado, mas não sei onde entregar. Vocês podem me dar alguma informação? obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jan. de 2013

Olá, Mariana!

Recomendamos que procure em mecanismos de pesquisa como o Google. Lá você poderá encontrar uma lista por estados de orgãos responsáveis pelo recolhimento de óleo de cozinha.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!