Lançado na última semana, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no Brasil, já é bastante comentado no setor da agroindústria brasileira. O objetivo do programa é a multiplicação da cultura no país, uma vez que 90% da planta é produzida no Pará e o zoneamento agrícola, elaborado pelo Ministério da Agricultura, mostra que o Brasil tem, no mínimo, 29 milhões de hectares disponíveis onde a palma poderia ser usada com eficiência, na região amazônica.
Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, “a área plantada da cultura no território brasileiro é de 76 mil hectares, o que representa uma produção de 190 mil toneladas. O consumo interno é de. 450 mil toneladas. Importamos, no último ano, 255 mil toneladas. Então, o produtor que decidir plantar palma vai abastecer o mercado interno e exportar também, já que esse mercado está concentrado em apenas dois países: Tailândia e Indonésia, que abrangem 90%”.
O óleo da palma, também conhecido como óleo de dendê, é a espécie que produz maior quantidade por hectare. De acordo com o professor Werner Fuchs, no curso Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a colheita inicia-se 30 meses após o plantio, com uma produção entre 6 e 8 toneladas de cachos/hectare, com maturação dos cachos ao longo do ano todo. O pique de produção ocorre no oitavo ano, podendo atingir 20 a 25 toneladas de cachos/ha, que correspondem ao rendimento de 4 a 6 t/ha de óleo”.
A palma é uma planta extraordinária. Quando se trata de óleo, a cultura produz dez vezes mais que a soja na mesma área. Além disso, é responsável por 30% de todo óleo vegetal produzido no mundo. “Com uma plantação de 10ha de palma o produtor tem condições de receber R$ 2 mil por mês. Não tem outra cultura que possa ser usada pelo agricultor familiar que dê esse resultado”, enfatizou o ministro.
O governo já colocou à disposição do programa R$ 60 milhões. De acordo com Rossi, o financiamento concede ao pequeno produtor prazo de 14 anos, com seis anos de carência e juros de 2% ao ano.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Luiz Fernando Araujo
24 de nov. de 2014Sou de Brumado - Bahia, mas moro em São Paulo, já estava pretendendo voltar para Brumado, para plantar palma e criar vaca leiteira, com esta noticia do óleo de palma já estou mudando a ideia, aguardo novos comentários.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de nov. de 2014Olá, Luiz Fernando!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado da nossa notícia sobre óleo de palma.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

rosangela
6 de set. de 2012Gostaria de saber em Belo Horizonte onde comprar óleo de palmiste em galão. Obrigada Rosângela

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de out. de 2012Olá Rosângela,
Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.
Os mecanismos de busca da internet, como o Google, podem lhe orientar em sua aquisição do óleo de palmiste.
Desejamos sucesso em sua pesquisa.
Atenciosamente,
Natália Mayrink De Lazzari