WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O solo: elemento mais importante do setor produtivo, diz especialista

O solo é o elemento mais importante do setor produtivo, pois é a fonte de nutrientes e de água para as plantas, além de ser a sustentação que possibilita o estabelecimento e o desenvolvimento das mesmas

O solo: elemento mais importante do setor produtivo   Notícias  Cursos CPT

 

Fazer uso do solo visando à produção vegetal, seja de madeira, frutas, grãos, alimentos para animais entre outros é algo indispensável para a vida humana. "No entanto, é preciso compreender que o solo é o elemento mais importante do setor produtivo, pois é a fonte de nutrientes e de água para as plantas, além de ser o elemento de sustentação que possibilita o seu estabelecimento e desenvolvimento", afirma Dr. Caetano Marciano de Souza, formado em Agronomia, Doutor em Fitotecnia, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa - UFV, Especialista em Manejo de Culturas e Solos e em Preparo e Conservação de Solo e Água.

O uso indevido, muitas vezes associado a práticas mecânicas de preparo em que se promove o revolvimento da camada agricultável, pode expor o solo a processos intensos de erosão se cuidados específicos não forem tomados. Apesar de ser um processo natural, a erosão intensificada principalmente pela ação do homem é o principal processo de perda de solo e de empobrecimento do mesmo. Neste sentido, “é fundamental conhecer as técnicas que permitem fazer uso do solo de forma sustentável, ou seja, com o menor impacto sobre o mesmo, o que lhe garante longevidade, sem falar nos benefícios alcançados pela possibilidade de se obter maior aproveitamento das águas das chuvas”, comenta Dr. Caetano.

Sabe-se que toda a água que brota na superfície do solo, através das nascentes, que formam e mantêm os rios e lagos, bem como a água que é extraída de poços subterrâneos é proveniente das chuvas. Ela cai sobre a superfície do solo, infiltra e percola até camadas mais profundas onde fica armazenada nos aquíferos subterrâneos. “Solos degradados ou mal manejados dificultam a infiltração da água o que resulta em menor volume nos aquíferos subterrâneos e em maior quantidade escoando sobre a superfície, o que contribui ainda mais para a intensificação dos processos de erosão”, ressalta o professor.

Ao escoar sobre a superfície, em grande volume e velocidade, parte da camada superficial do solo é arrastada para as partes mais baixas dos terrenos onde geralmente encontram-se os cursos d'água. Nesses locais, o volume de terra arrastada se deposita, reduzindo o volume dos leitos dos rios e lagos. A este processo, dá-se o nome de assoreamento. “Em uma linguagem mais simples, pode-se dizer que a erosão transporta o solo das áreas agricultáveis para o leito dos rios da propriedade, causando uma série de efeitos indesejáveis”, esclarece o agrônomo

“Dessa forma, a necessidade de conhecer as técnicas mecânicas de conservação de solo e de água é iminente. Além disso, é preciso saber colocá-las em prática de forma eficiente. Para que os prejuízos sejam minimizados e os benefícios alcançados, finaliza Dr. Caetano.

* Dr. Caetano Marciano de Souza é o professor responsável pelo Curso a Distância CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?