WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O que saber antes de abrir uma franquia

É preciso conversar bastante com o franqueador antes de fechar o negócio

 

 Ao abrir uma franquia, é preciso questionar sobre o envolvimento da franqueadora no processo de preparação e implantação da empresa. Foto: reprodução.

Uma franquia parece um negócio tão rentável e seguro que às vezes causa até desconfiança. De certa forma, é para desconfiar mesmo. As vantagens de ser um franqueado são principalmente o baixo investimento em alguns casos, aproveitar um modelo que deu certo e o retorno rápido do capital.

No entanto, ainda assim, uma franquia é um negócio de risco. Antes de se aventurar, é importante pesquisar bastante mas sobretudo conhecer a franqueadora. Algumas questões podem ajudar a ter certeza de que o investimento vale a pena. Assim, converse com o franqueador e outros franqueados e tire dúvidas sobre o negócio.

Conheça a empresa. Procure saber a quanto tempo ela existe e quantas franquias possui, quantas espera vender nos próximos meses, a projeção de lucros e investimentos para os próximos cinco anos e se alguma franquia já fechou e por que aconteceu. Isso é importante, pois, se a empresa possui mais franquias e a rede só continua crescendo, é sinal de que o modelo tem dado certo.

Entenda a relação de negócio entre a empresa e o franqueado. Saiba se ela sempre define os preços finais, como será a aquisição de máquinas e equipamentos, quantas horas por dia são necessárias para se dedicar ao negócio e qual será o custo total (custo dos direitos da franquia, da implantação e de manutenção) e quais são os valores das receitas líquidas mensal e anual.

Procure saber qual é o grau de envolvimento da empresa com as franquias. Veja o tipo de suporte oferecido, a quantidade de visitas e trabalhos de aperfeiçoamento e reciclagem, como é a participação da empresa na montagem do negócio (escolha do ponto, treinamento e contratação dos funcionários) e como será feito o treinamento.

Tenha conhecimento sobre o mercado no qual atuará. É importante saber se o negócio é o melhor para você e para o público. Saiba quem serão seus clientes, quem são os concorrentes e se será a única franquia do tipo no local. Do mesmo modo, procure saber se a empresa respeita as diferenças regionais encontradas por cada franquia e as ideias dos franqueados.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!