WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que fazer quando se é alérgica a cosméticos

Muitos produtos de beleza podem ter efeito contrário se causarem alergias

 

 Alguns hidratantes para a pele podem provocar sérias alergias. Foto: reprodução/Uol.

É muito comum que alguns produtos de beleza causem alergias. Esmaltes, maquiagens, tinturas de cabelo, xampus, condicionadores e hidratantes para a pele podem provocar reações alérgicas. O melhor a fazer nesta situação é suspender o uso do produto. Geralmente, as causas são hereditárias e qualquer produto pode desencadear uma crise, mesmo depois de muito tempo de uso.

Para saber as causas de uma reação alérgica, a recomendação é suspender o uso dos produtos e consultar o médico. Não são eles que provocam a alergia e sim algum componente da fórmula. Como a composição costuma mudar de uma marca para outra, é muito importante fazer o teste, pois talvez seja necessário mudar apenas o fabricante e não o produto.

O teste de contato ajuda a descobrir a substância causadora da alergia. O paciente recebe uma placa de metal nas costas com diversos tipos de produtos por 48 horas. Depois desse tempo, o médico faz a primeira análise e coloca outras substâncias por mais 48 horas. Depois de encontrar a substância, é feita uma varredura para encontrá-la nos produtos usados pela pessoa.

As alergias podem surgir ainda que a pessoa já esteja acostumada com o produto. É muito difícil determinar por que ela foi desencadeada. Mas, antes de experimentar algo novo, é bom fazer um teste antes. Basta aplicar um pouco do produto em uma parte sensível da pele, como a parte interna do antebraço, e deixar agir por 24 horas. Esse procedimento é útil principalmente para pessoas que já possuem um histórico de reações alérgicas.

Os hipoalergênicos são uma opção para quem tem alergias. Eles geralmente não possuem substâncias que costumam provocar irritações. Mesmo assim, é bom fazer um teste antes, pois nem sempre a indicação no rótulo é verdadeira. Além disso, algum outro ingrediente usado pode desencadear a crise.

Outra alternativa são os cosméticos naturais. Eles são menos propensos a gerar alergias, mas também devem ser submetidos a um teste. As tintas para cabelo à base de henna, por exemplo, são naturais e não contêm a parafenilenodiamina, substância mais irritante nas tinturas comuns. Da mesma forma que as outras, essas tinturas também devem ser testadas.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?