WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que considerar na contratação de um funcionário

Algumas dicas podem ajudar, mas ainda assim não dá para saber se ele corresponderá às expectativas

Contratação de funcionários

 

Para muitos empregadores, escolher um funcionário pode ser uma tarefa difícil. Não dá para saber apenas com a entrevista se aquela pessoa vai corresponder às expectativas da empresa. No entanto, alguns detalhes podem sinalizar para o sucesso na escolha do colaborador da empresa.

Por isso, uma seleção bem organizada pode indicar qual candidato tem o perfil mais indicado para a vaga e se ele se adaptará ao funcionamento da empresa. A seguir, indicamos algumas etapas para criar um processo seletivo que pode ajudar a encontrar um possível bom colaborador.

Faça o planejamento e dedique tempo à seleção, pois uma escolha errada pode resultar em problemas futuros. Seja paciente para acompanhar todas as etapas e crie um método que consiga verificar todas as competências do candidato. Ou seja, é importante saber antes de tudo qual seria o perfil ideal a ser contratado.

Depois de uma análise curricular para saber se o candidato possui a formação e a experiência exigidas, avalia-se a personalidade dele. Esta fase, que já acontece durante a entrevista, é importante, pois essas características definem o relacionamento e o comportamento do indivíduo dentro da empresa. Uma conversa informal, com perguntas subjetivas sobre as expectativas e os objetivos da pessoa analisada podem te ajudar a traçar o perfil dela.

Realize diversas entrevistas com vários candidatos e, inclusive, mais de uma com cada um, se possível. É bom também conhecer a opinião de outros colaboradores. Assim, consulte gestores, funcionários do setor e do RH, para ter outra visão de cada indivíduo.

A entrevista é o ponto crucial do momento pré-contratação. Deste modo, faça perguntas consistentes, diretas e que tenham alguma finalidade. Elabore questões que permitam conhecer as habilidades, os valores e o caráter do candidato.

Finalmente, é necessário destacar a própria percepção do candidato sobre si mesmo, sobre a empresa, o cargo e os trabalhos anteriores. Essa provavelmente é a melhor forma de conhecê-lo, mas é preciso ter cautela e atenção. Perguntas sobre a rotina, as conquistas do trabalho anterior, as projeções para o futuro e como o próprio candidato se vê podem ajudar. Tenha cuidado apenas para não ser muito invasivo, pois o foco deve ser a vida profissional e não a pessoal.

Por: Maria Clara Corsino.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?