WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Filmes dos Cursos CPT: conheça o processo de produção

O espectador, que assiste a estas cenas, sequer imagina o quão complexo foi o processo de produção, envolvendo o trabalho de muitas pessoas por um longo período de tempo

produção de filmes cpt

O espectador, que assiste a estas cenas, sequer imagina o quão complexo foi o processo de produção

A partir da escolha do tema e do título, o CPT contrata alguns dos melhores especialistas do país, como professores, para o curso a ser produzido. Serão eles os responsáveis por orientar o roteirista/diretor do filme quanto aos conteúdos propostos. O roteirista/diretor inicia as pesquisas de campo e bibliográfica, procurando estabelecer, sob a supervisão do especialista, os conteúdos que serão abordados no curso, tanto no filme como no livro.

Esse trabalho, nada simples, também é supervisionado pelo Conselho Editorial, grupo composto pelos gestores das diversas áreas de produção do CPT. Geralmente, essa etapa de pesquisa leva à elaboração de um roteiro de gravação, que prevê tudo o que será filmado, em que locais e em que profundidade cada tema será abordado.

produção de filmes cpt

O roteiro passa por uma análise que identifica os recursos necessários para as filmagens, como os locais de gravação, atores e apresentadores, dentre outros

O roteiro passa por uma análise técnica, feita pelo diretor de produção, que identifica todos os recursos necessários para as filmagens, como os locais de gravação, atores e apresentadores, pessoal de apoio técnico, entre outras necessidades de produção, para que o produto final seja obtido com a mais alta qualidade.

A partir desta análise técnica, inicia-se a pré-produção, ou seja, a preparação para as gravações quando os recursos previstos no roteiro técnico são providenciados e as datas de filmagem agendadas.

A próxima etapa é a gravação, também chamada de fase de produção. Quem coordena esta etapa é o diretor. Este profissional deve conhecer o roteiro de gravação a fundo, ter pleno domínio do tema que será registrado na gravação, coordenar toda a equipe de trabalho e os equipamentos disponíveis, de forma a poder tirar o máximo proveito em qualidade para o filme.

O diretor também define como a cena será filmada, quantas tomadas serão feitas, em qual grau de detalhamento o objeto ou personagem de interesse serão gravados, além de garantir a captação de uma sequência lógica de imagens para cada cena, com continuidade visual e sonora, apoiando-se na linguagem audiovisual.

“O diretor trabalha para que, depois de editadas as sequências de imagens, mostrem, de fato, o conteúdo previsto no roteiro, sendo essa, verdadeiramente, a sua principal função no processo de produção”, afirma o diretor de produção Marcos Orlando de Oliveira.

Terminadas as gravações, tem-se início o trabalho de redação do roteiro final. Com base nas imagens captadas, depoimentos e demonstrações, nos recursos de computação gráfica, dramatizações feitas por atores e apresentadores e nas narrações feitas por locutores, entre outros recursos de linguagem, o roteirista/diretor compõe o roteiro final.

É nessa etapa que o filme começa a ganhar sua forma definitiva, enquanto o roteirista busca dar fluidez e densidade à narrativa proposta, colocando, no papel, o projeto final do filme.

A última etapa de produção é a pós-produção, composta pela elaboração da computação gráfica, montagem do filme, trabalho de sonoplastia e a finalização do filme. Na montagem, também chamada de edição, as cenas gravadas são colocadas em ordem, conforme previsto no roteiro, o som é trabalhado e a qualidade da imagem é retocada.

produção de filmes cpt

A última etapa de produção é a pós-produção, composta pela elaboração da computação gráfica, montagem do filme, o trabalho de sonoplastia e a finalização do filme

Na pós-produção, sob a coordenação de Leonardo Rodrigues Solar, que são adicionados, aos filmes, legendas, animações gráficas, trilha musical, locuções, entre outros elementos.

"É durante o processo de pós-produção que as imagens são montadas de forma a terem continuidade visual e em uma sequência que garanta, a quem assiste, a melhor experiência de aprendizagem sobre o tema abordado. É nesta etapa do processo que são trabalhados, também, elementos da linguagem, como o ritmo, a estética e a harmonia das cenas editadas", explica o coordenador Leonardo Solar.

Todo esse processo de produção de um filme, que faz parte de um Curso do CPT, pode levar meses e, às vezes, até mais de um ano para ser realizado, dependendo do tema tratado e das dificuldades de produção.

Em algumas temáticas, por exemplo, há influência da sazonalidade na gravação, como na agricultura ou na criação de animais, cujas etapas se sucedem linearmente ao longo do ano. Em outros casos, a demora se dá pela dificuldade em conseguir locais adequados para a gravação, devido à complexidade tecnológica envolvida.

produção de filmes cpt

Na pós-produção que são trabalhados elementos da linguagem, como o ritmo, a estética e a harmonia das cenas editadas

“Por outro lado, algumas cenas que foram gravadas durante vários dias, acabam durando apenas alguns minutos em um filme. O espectador, que assiste a estas cenas, entretanto, sequer imagina o quão complexo foi o processo de produção, que envolve o trabalho de muitas pessoas, por um longo período de tempo, além de uma enorme quantidade de equipamentos e outros recursos de produção”, finaliza o Diretor Marcos Orlando.

Não deixe de conferir, amanhã, a matéria sobre a Gestão da Qualidade dos Cursos CPT. Acompanhe!

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?