
A qualidade do design também determina o valor do produto, ou seja, não é apenas o tipo de matéria-prima, a decisão dos processos de fabricação e o acabamento que agregam valor à uma peça de mobília. A aparência do móvel tem enorme influência em sua valorização comercial.
Design significa plano ou projeto. Para a marcenaria, arquitetura, engenharia e outros campos do conhecimento, a palavra é definida como esforço criativo, por meio do qual se projetam utensílios, vestimentas, ambientes, entre outros. Por ser um conceito muito amplo, também pode ser definido como a qualidade do projeto em relação à utilidade, forma, estrutura e beleza.
O profissional dessa área é chamado de designer, ou seja, projetista. Na fabricação de móveis, o designer é, geralmente, um arquiteto especializado em ambientes e mobília. Seu objetivo é aliar alta qualidade, conforto, durabilidade, praticidade, beleza e exclusividade ao móvel. Isso é o que define e difere a mobília feita sob encomenda daquela produzida em escala industrial.
O professor José Reinaldo Moreira da Silva, professor do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis, explica que “o conhecimento desses conceitos é fundamental para qualquer marceneiro, pois, na marcenaria agrega-se muito valor ao produto fabricado quando se tem um design de boa qualidade.”
No Brasil, os móveis com toque nacional começaram a ser desenhados na segunda metade do século XX, quando surgiram as formas cônicas, os pés-palito e as cores vibrantes. Só então o país passou a ter seu próprio estilo.
Entre eles, o eclético, que é caracterizado pela madeira maciça, entalhamento e uso de pedras e vidros transparentes. O clássico apresenta linhas típicas, madeira de tonalidade escura e metais cromados. Já o contemporâneo, têm como principais características superfícies limpas, sem detalhes, uso de MDF e puxadores cromados de linhas retas.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Marcenaria.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.