WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O controle biológico e a redução de custos da lavoura

Com as novas tecnologias de controle biológicos é possível reduzir custos da lavoura

Pragas da lavoura

O professor do Curso a Distância CPT Aplicação Econômica de Adubos, Doutor Júlio César Neves, anuncia que o controle biológico de pragas é muito importante para o desenvolvimento das lavouras, atuando na parte que mais beneficia o produtor: a redução de custos, o que significa mais lucro.

Nas lavouras, há muitas disputas microscópicas: são muitos os insetos que comem as plantas, fungos que atacam insetos, insetos que se devoram, entre outras. Esses processos são naturais, constituindo um ambiente em equilíbrio.

Todavia, em algumas situações, o equilíbrio é afetado pelo uso excessivo de produtos químicos ou pelo plantio de uma mesma cultura em áreas muito extensas. No Brasil, consume-se muito agrotóxico, sendo o país o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Ao usar uma tecnologia em excesso, aumentamos os prejuízos quando há o ataque de pragas e era necessária uma reflexão sobre isso.

Com o surgimento de uma praga em 2013 que devorou várias lavouras de soja, milho e algodão e sem a aprovação de produtos químicos para lidar com ela, surgiu também uma nova alternativa: usar outro parasita numa etapa superior da cadeia alimentar para destruir a espécie que ameaçava as plantações.

Os considerados inimigos naturais não trabalham apenas em desfavor do pequeno produtor rural. Grandes fazendas em São Paulo também contam com essa ajuda no controle de pragas e doenças. Como resultado, há economia e redução de gastos com agrotóxicos.

Assim, foram realizados testes com diferentes espécies de organismos para que algumas ameaças fossem destruídas, visando recriar a batalha que é travada na natureza. Assim, surgiram as novas tecnologias de controle biológico.

A ideia de usar os inimigos naturais no controle de pragas e doenças se desenvolveu e gerou um mercado que consiste em produzir, transportar e armazenar inimigos naturais que podem ser utilizados por produtores rurais.

No Brasil, são 61 biofábricas, e o mercado é avaliado em milhões de dólares, visto que todos os processos relacionados ao controle biológico exige uma série de cuidados, já que se tratam de organismos vivos.

O processo de controle biológico é realizado, muitas vezes, manualmente, introduzindo ovos ou lagartas de determinadas espécies para que outras sejam destruídas e a lavoura continue a se desenvolver e produzir. Um exemplo de sucesso de controle biológico são os canaviais.

O mercado agricultura brasileira é muito valorizado, de maneira que as lavouras se estendem por mais de 70 milhões de hectares do país, porém também é um mercado muito desafiador. Assim, os produtos biológicos são uma aposta que vai trazer o desenvolvimento e diminuir os riscos das produções. Atualmente, de acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil possui aproximadamente 10 produtos biológicos registrados, ao passo que em 2010 havia apenas 21, o que evidencia um mercado em expansão que vem atraindo o interesse dos agricultores.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online da Área Agricultura:

Aplicação Econômica de Adubos
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto

Fonte: Globo Rural – g1.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?