WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

O clássico brioche

Tradicional receita francesa de pão é referência em requinte

 

Receita da tradicional massa francesa pode ser feita em casa. Foto: Deviantart.

Muitas histórias permeiam a origem do brioche, mas nenhuma delas pode ser comprovada. Sabe-se apenas que o pão já era bastante conhecido na França no século XVIII, sendo sinônimo de requinte e digno apenas da realeza. Tanto que é bastante difundida a irônica situação na qual Maria Antonieta, rainha consorte da França na época, ter recomendado ao povo faminto, que se não tivessem pão, que comecem brioches.

Se o fato é verdadeiro, ou não, ajudou a aumentar a lenda em torno do brioche e a mantê-lo com status de nobreza. No entanto, o clássico pão pode facilmente ser feito em casa. Aprenda a fazer brioche e se delicie com a receita digna de reis.

Ingredientes

500g de farinha de trigo
6g de fermento seco
2 ovos
1 colher de café de sal
200ml de leite
½ xícara de chá de açúcar
10 g de manteiga

Modo de preparo

Misture na batedeira, coloque a farinha, o fermento, os ovos, o sal, nesta ordem, alternando com o leite e o açúcar. Para bater, use o gancho ou a espiral, que são próprios para massas. Em seguida, adicione a manteiga. Bata bastante, até a massa ficar bem lisinha. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e leve ao refrigerador por aproximadamente 24 horas.

Retire do refrigerador e divida a massa em duas, enrole e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Coloque a massa em duas formas para pão untadas e deixe crescer mais um pouco por mais 30 minutos. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC, asse por no mínimo 25 minutos. Se desejar, divida em porções menores, fazendo pequenos pãezinhos. Como a massa é muito delicada, retire da forma quando ainda estiver quente e fatie apenas depois de esfriar.

Dica: pode ser usado algum recheio, como goiabada, doce de leite, chocolate, presunto e queijo, bacon, calabresa, ou incorporar algum ingrediente à massa (passas, frutas cristalizadas, nozes). Também fica ótimo pincelado com leite condensado e coberto com açúcar e canela.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!