WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nutrição é fundamental para melhora da pelagem de cavalos atletas

A alimentação correta permite que o cavalo desenvolva todo o potencial genético

 

Uma boa alimentação, administrada regularmente, torna os pelos lisos e brilhantes, acentuando os reflexos da pelagem.

 

Por vários séculos, os cavalos foram utilizados como meio de locomoção e trabalho. Com a invenção das máquinas, o animal passou a ser destaque em competições hípicas.  Essa revolução na aptidão exige que os animais tenham boa forma física, sejam detentores de um esqueleto saudável, que aguente o processo de treinamento, possuam pelagem bonita e uniforme.

Os minerais, essenciais à nutrição, exercem papel importante na saúde e na pelagem de cavalos. São nutrientes envolvidos em um grande número de funções vitais do organismo e parte integrante de vitaminas, hormônios e aminoácidos necessários para o desenvolvimento dos animais. Uma boa alimentação, administrada regularmente, torna os pelos lisos e brilhantes, acentuando os reflexos da pelagem.

Os equinos obtêm a maioria dos minerais das forragens e rações concentradas. Nem sempre o conteúdo mineral dos alimentos e sua disponibilidade vêm em quantidades e concentrações adequadas. O professor Dr. Orlando Marcelo Vendramini afirma no curso Alimentação de Cavalos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, que “um animal pode se alimentar bastante e nem por isso obter valores adequados dos nutrientes de que necessita para um bom estado físico. As deficiências, sejam de vitaminas, minerais, proteínas ou de outros nutrientes, podem ser supridas pelas rações balanceadas e pelos suplementos vitamínicos e minerais”.

Há necessidade de tratamento diferenciado aos animais em função da longa expectativa de vida dos equinos. “Há uma exigência corporal acentuada, o que requer balanceamento nutricional. Além da quantidade em si dos nutrientes, é preciso atentar para a proporcionalidade dos minerais na dieta”, explica José Nicolau Prospero Puoli Filho, doutor em fisiologia do exercício equino da Unifesp.

É fundamental garantir nutrição adequada, com concentrações ideais de proteínas, cálcio, fósforo e outros minerais, tanto durante a fase de gestação, como na fase de crescimento. Isso garantirá animais fortes, saudáveis e com ótima pelagem. Para o Dr. Vendramini “a função da alimentação balanceada é promover o crescimento, renovar os tecidos e prover energias para manter as funções básicas do organismo”.

A alimentação representa um fator econômico significativo na criação de cavalos. Cerca de 60% dos custos de manutenção são referentes a ela. Portanto, a nutrição correta determina os resultados técnicos e econômicos obtidos na criação desses animais, permitindo a expressão de toda a capacidade genética, assim como do estado de saúde.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!