WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Nutrição de ruminantes na produção do leite a pasto

A qualidade do alimento consumido pelo gado é medida em termos de digestibilidade e teores de proteínas e energia

As necessidades de energia e proteína variam entre bezerras, novilhas, vacas secas em lactação, e ao longo da lactação.

Os ruminantes possuem um sistema digestivo bastante peculiar, que os permite aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos e grosseiros. Isso ocorre graças à ação de microrganismos  que habitam o trato digestivo, além da ação mecânica executada através do processo de ruminação.

Todos os alimentos, durante sua permanência no rúmen, são decompostos pela ação da flora ruminal. Por isso, toda a alteração na alimentação deve ser gradativa, para sua adaptação. De acordo com o professor Dr. Fermino Deresz, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, “mudanças bruscas na alimentação, por exemplo, a troca de feno por silagem, a introdução de ração, podem causar distúrbios digestivos graves, pela falta de adaptação da flora ruminal ao novo alimento”.

No curso Produção de Leite a Pasto, coordenado pelo Dr. Deresz e elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor explica que a dieta dos bovinos leiteiros deve, obrigatoriamente, conter alimentos fibrosos, compondo pelo menos 30% da matéria seca total oferecida. “A matéria seca corresponde à fração sólida do alimento, ou seja, descontada a água presente”, ensina  Deresz.

A qualidade do alimento consumido pelo gado é medida, principalmente, em termos de digestibilidade, ou seja, o percentual do alimento que realmente é digerido. Também são avaliados os teores de proteínas e energia, medidos em porcentagem.

Especialmente as necessidades de energia e proteína variam entre bezerras, novilhas, vacas secas em lactação, e também ao longo da lactação. Nesta, os requerimentos nutricionais são maiores no início, diminuindo até seu final, quando a produção de leite se reduz.

Os minerais são fornecidos em uma mistura que pode ser elaborada na própria fazenda ou adquirida no mercado especializado. Já as vitaminas, que são fundamentais, serão adicionadas à ração concentrada por compostos de premix.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Produção de Leite a Pasto

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!