
Com o deslocamento dos trabalhadores rurais para a cidade, muitos agricultores não puderam contar com mão de obra especializada durante a panha de café. Infelizmente, quando os grãos ficam por longo tempo na lavoura, perde-se muito em qualidade do produto, ou ocorre o seu descarte, já que estes murcham no pé, acarretando em grandes prejuízos. Para evitar tais perdas, alguns agricultores desenvolveram um método alternativo de colheita de café, salvando a lavoura de muitos cafeicultores.
O método é simples e pouco dispendioso. Consiste em emendar canos grossos de PVC em ponto(s) estratégico(s) na lavoura durante a colheita. Na ponta superior, por meio de um funil improvisado, os colhedores despejam os grãos de café na tubulação, enquanto na outra extremidade, outra pessoa fica por conta de encher os sacos. Como um telefone sem fio, os operadores dos canos, por meio do som propagado através dos próprios canos, avisam quando jogarão o café ou quando cessarão o envio, para que os sacos já cheios sejam substituídos por outros vazios.
A técnica, apesar de não ser inédita, permite ao produtor, com poucos trabalhadores, apanhar um número maior de sacas por dia, evitar o excessivo cansaço com o “sobe e desce” pelas ruas café e, ainda, diminuir o problema com a falta de mão de obra. Com certeza, esta técnica será absorvida por outros cafeicultores de diferentes estados do Brasil.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.