WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Novo método de castração bovina é mais eficiente

Castração imunológica reduz as perdas e os problemas após o procedimento

 

 A castração imunológica precisa ser feita nos animais com 4 a 5 meses de idade.

Um novo método de castração bovina chega ao mercado e promete ser bem mais eficiente e reduzir bastante os problemas após o procedimento. A castração imunológica é uma vacina injetada no cérebro do animal e inibe a formação de testosterona, hormônio responsável pela indução da produção dos gametas.

A castração é um recurso utilizado para aumentar a qualidade da carne bovina, já que os hormônios reprodutivos alteram o sabor. No entanto, apesar de melhorar o preço da venda do animal, exige atenção. Mesmo uma castração bem feita pode desenvolver problemas pós-cirúrgicos, como infecções e até a morte. Enquanto o método tradicional causa complicações em 14,8% dos casos, na imunológica, esse número cai para 0,3%.

De acordo com o fabricante, a grande vantagem é o bem-estar do animal, grande preocupação da pecuária bovina atualmente. Isso porque, durante a recuperação da castração comum, ele sente dor, para de se alimentar e perde peso. Só depois de muito tempo, ele volta a comer e a ganhar peso. Assim, com a castração imunológica, o ciclo de engorda do animal não é interrompido.

Além disso, apesar da castração imunológica ser um pouco mais cara do que a cirúrgica, ela economiza bastante em anti-inflamatórios, antibióticos e bandagens. No método convencional, o animal precisa de um tempo de repouso no curral. No novo método, ele é vacinado e logo pode ir para o pasto.

Como toda vacina, a castração imunológica precisa de cuidados, como correta conservação do medicamento e aplicação em animais saudáveis. A aplicação é razoavelmente simples: no gado em confinamento, ela é feita em duas doses a cada 30 dias; já no gado a pasto, é feita também em duas doses, mas com prazo de 90 dias. É recomendado fazer a castração por volta dos quatro a cinco meses de idade.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?