WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 31Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Novo método de castração bovina é mais eficiente

Castração imunológica reduz as perdas e os problemas após o procedimento

 

 A castração imunológica precisa ser feita nos animais com 4 a 5 meses de idade.

Um novo método de castração bovina chega ao mercado e promete ser bem mais eficiente e reduzir bastante os problemas após o procedimento. A castração imunológica é uma vacina injetada no cérebro do animal e inibe a formação de testosterona, hormônio responsável pela indução da produção dos gametas.

A castração é um recurso utilizado para aumentar a qualidade da carne bovina, já que os hormônios reprodutivos alteram o sabor. No entanto, apesar de melhorar o preço da venda do animal, exige atenção. Mesmo uma castração bem feita pode desenvolver problemas pós-cirúrgicos, como infecções e até a morte. Enquanto o método tradicional causa complicações em 14,8% dos casos, na imunológica, esse número cai para 0,3%.

De acordo com o fabricante, a grande vantagem é o bem-estar do animal, grande preocupação da pecuária bovina atualmente. Isso porque, durante a recuperação da castração comum, ele sente dor, para de se alimentar e perde peso. Só depois de muito tempo, ele volta a comer e a ganhar peso. Assim, com a castração imunológica, o ciclo de engorda do animal não é interrompido.

Além disso, apesar da castração imunológica ser um pouco mais cara do que a cirúrgica, ela economiza bastante em anti-inflamatórios, antibióticos e bandagens. No método convencional, o animal precisa de um tempo de repouso no curral. No novo método, ele é vacinado e logo pode ir para o pasto.

Como toda vacina, a castração imunológica precisa de cuidados, como correta conservação do medicamento e aplicação em animais saudáveis. A aplicação é razoavelmente simples: no gado em confinamento, ela é feita em duas doses a cada 30 dias; já no gado a pasto, é feita também em duas doses, mas com prazo de 90 dias. É recomendado fazer a castração por volta dos quatro a cinco meses de idade.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!