WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Novo material retira óleo da água sem usar produtos químicos

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram um filtro bem mais eficiente do que os materiais usados atualmente

 

Apenas um pouco de óleo derramado no mar pode se extender por quilômetros. Foto: reprodução.

Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, criaram um filtro bem mais eficiente para a limpeza de óleo em água sem o uso de produtos químicos. O novo material foi feito com um polímero de uso comercial e uma nova nanopartícula, desenvolvido pela Força Aérea Norte-Americana.

Segundo os pesquisadores, a nanopartícula atrai a água e repele o óleo, diferentemente dos produtos usados atualmente, que atraem o contaminante. Nos processos de limpeza tradicionais, o material atrai o óleo, que fica acumulado com o tempo, reduzindo a eficiência. O que acaba ocorrendo é a adição de mais material de limpeza ou de outros produtos químicos, o que torna o procedimento mais caro e pode deixar resíduos na água.

O produto desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos permite a passagem apenas da água. Nos testes, eles usaram uma mistura de materiais oleosos, emulsões e água. O resultado foi de uma eficiência de 99,9%, ainda que fossem usadas misturas diferentes e em diversas situações.

Os pesquisadores acreditam que a nova tecnologia possa ser usada principalmente para a limpeza de desastres envolvendo petróleo, que são de grandes proporções, causam muitos danos ao meio ambiente e podem ser bem caros e difíceis de resolver. No entanto, pode ser bastante útil também para o tratamento de águas residuais e na indústria. Agora, eles aguardam o resultado do registro de patente e já negociam com empresas para a produção e a comercialização do produto em larga escala.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: TreeHugger.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!