
Uma excelente opção para quem pretende sair da poupança é o fundo de renda fixa simples. Criado pela Anbima - Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais, a nova opção de investimento entrará em vigor em 1° de outubro de 2015, momento em que os fundos simples começarão a ser oferecidos pelas instituições financeiras do país.
A rentabilidade do fundo de investimento de renda fixa será melhor que a da poupança, pois serão investidos pelo menos 95% do seu patrimônio em títulos públicos, vendidos pelo Tesouro Direto ou em títulos de renda fixa, semelhante aos dos títulos do governo, como é o caso dos CDBs de grandes bancos.
A principal vantagem desse novo meio de investimento é que ele segue as variações da taxa Selic (14,25%), o que não acontece com a caderneta de poupança, que rende apenas 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR). Daí ser este um bom momento para investir no fundo de investimento de renda fixa simples, já que a rentabilidade é melhor que a da poupança.
Além disso, o gestor de fundos simples deverá aplicar algumas estratégias com o objetivo de proteger o patrimônio do fundo contra perdas e volatilidade. Dessa forma, o investidor poderá avaliar melhor se suas aplicações estão rendendo bem ou não.
Segundo Carlos Massaru, vice-presidente da Anbima, as aplicações e os resgates de investimento do fundo de renda fixa simples serão realizados por meio do internet banking ou pelo autoatendimento. Entretanto, será preciso que os bancos adaptem suas plataformas de tecnologia para que tudo ocorra com efetividade.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Exame.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.