WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Novembro é o mês de prevenção contra diabetes

Doença mata uma pessoa a cada oito segundos no mundo

 

Exame simples feito com uma gota de sangue pode indicar o excesso de glicose

Em novembro, várias ações acontecem no país inteiro para levar informações à população sobre o diabetes. O objetivo é orientar a respeito dos meios de evitar e tratar essa doença silenciosa, já que muitos brasileiros desconhecem que são portadores.

Segundo o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros não sabem que se encontram nessa situação. Por isso, é necessário realizar movimentos que ajudem as pessoas na obtenção do diagnóstico e na adoção de um estilo de vida mais saudável.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o diabetes mata uma pessoa a cada oito segundos no mundo e a maioria desses óbitos ocorre em países em desenvolvimento. Diante dessa realidade, é preciso estar atendo à própria saúde, existem chances de reverter esse quadro. Estudos realizados pela Federação Internacional de Diabetes (FID) revelam, por exemplo, que exercícios físicos e dieta equilibrada previnem 80% dos casos de diabetes tipo 2, cuja causa está vilculada ao sedentarismo e à obesidade.

Já no caso do diabetes tipo 1, “a interação entre a genética, as alterações imunes e fatores ambientais resultam nesse tipo da doença; as alterações já podem começar nos primeiros meses de vida”, explica Rose Pereira de Deus, professora do curso Alimentação Saudável para Diabéticos – Receitas Inéditas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Ela aponta o que você pode verificar em sua rotina para saber se têm diabetes.

 – Cansaço e muita fome, pois as células não estão recebendo a glicose (combustível) de que precisam;
 – Urinar demais (o excesso de açúcar acaba sendo eliminado pela urina). Observe se há formigas no seu vaso sanitário;
 – Sede excessiva;
 – Prurido na região genital e entre as pernas;
 – Dificuldade em cicatrizar ferimentos;
– Formigamentos e agulhadas nos pés;
– Visão embaçada.

A especialista alerta que, se você apresentar alguns desses sintomas, é muito importante consultar o médico. Uma investigação simples, feita com uma gota de sangue, pode indicar o excesso de glicose. Já o exame de sangue mais preciso, a glicemia de jejum, vai eliminar a sua dúvida.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!