
A campanha Novembro Azul começou, em 2003, na Austrália, inicialmente conhecida como Movember. Ela foi preferencialmente instituída, no mês de comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece em 17 de novembro. No Brasil, a adesão ao movimento foi uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, para dar fim ao preconceito masculino em relação ao exame de próstata.
Pesquisas recentes do Inca - Instituto Nacional do Câncer, apontam que o câncer de próstata causa a morte de 28,6% da população mundial masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos, vítima de neoplasias malignas na próstata. No início, a doença é assintomática. Por esse motivo, quando diagnosticados, 95% dos tumores estão em estágio avançado, o que reduz significativamente as chances de cura.
Sintomas
Quando em estágio avançado, o câncer de próstata apresenta sintomas bem característicos, como dores ao urinar, vontade de urinar frequentemente, presença de sangue na urina e no sêmen e dor óssea. A obesidade, o histórico familiar da doença e a raça (homens negros têm maiores chances de contrair a doença) são fatores de risco. Nesse caso, o exame de toque torna-se ainda mais urgente.
Prevenção
O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção. Homens com fatores de risco devem fazer o exame de toque retal a partir dos 45 anos. Os demais devem consultar o urologista para fazer o exame de próstata a partir dos 50 anos. Por meio dele, o médico identifica alterações da glândula, como presença de nódulos. Para complementar o exame de toque, é necessário fazer o exame de sangue PSA.
Tratamento
A imunoterapia tem sido o tratamento que apresenta melhores resultados quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente. Se o tumor não for tão agressivo, o mais indicado é a vigilância ativa. Por meio dela, a evolução do quadro da doença é periodicamente monitorada, para avaliar se há progressão do tumor. Na verdade, o tratamento considera inúmeros aspectos, como expectativa de vida, evolução da doença e estado de saúde do paciente.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça o Curso a Distância CPT Administração da Pequena Empresa Rural em Livro+DVD e Online.
Leia o artigo "Gestão e planejamento da empresa rural".
Fonte: bvsms.saude.gov.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.