WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Novas regras para a produção de leite

Ministério da Agricultura aplica instrução normativa para a produção leiteira de qualidade

 

 Os produtores terão que se adaptar às novas normas para a produção leiteira.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) regulamentou este mês a Instrução Normativa nº 62, que estabelece novos meios para a produção leiteira de qualidade. A norma reduz os limites para a contagem de bactérias e células somáticas. Os produtores terão até 2016 para se adequarem às exigências.

A norma invalida a IN-51/2002, que havia expirado em 2011. O analista de pecuária do Sistema Famato, Carlos Augusto Zanata, explica que o Mapa procurou aumentar a qualidade do leite exigindo bem mais do produtor, mas cedeu um tempo maior para a adequação.

Entre os índices que agora entram em vigor está a Contagem Bacteriana Total (CBT), que analisa a higiene durante a ordenha, e a Contagem de Células Somáticas (CCS), que verifica a saúde das tetas.  O Mapa forneceu um cronograma para a adaptação dos produtores.

Atualmente o número máximo permitido para a contagem padrão em placas, que monitora a CBT, é de 750 mil unidades formadoras de colônia por mililitro (UFC/ml). Esse número vai cair para 600 mil UFC/ml até junho de 2014, chegar a 300 mil UFC/ml em junho de 2016 e 100 mil UFC/ml em julho de 2016. A contagem de células somáticas que tem o teto atual de 700 mil células somáticas por mililitro (CS/ml) deve baixar para 400 mil CS/ml em julho de 2016.

O presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado, afirmou que a nova medida aumenta a responsabilidade do produtor. Ele acrescenta que é importante que a indústria e o comércio também façam parte do processo de garantia da qualidade do leite, porque ao final todos saem ganhando, principalmente o consumidor.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?