WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Novas regras para a produção de leite

Ministério da Agricultura aplica instrução normativa para a produção leiteira de qualidade

 

 Os produtores terão que se adaptar às novas normas para a produção leiteira.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) regulamentou este mês a Instrução Normativa nº 62, que estabelece novos meios para a produção leiteira de qualidade. A norma reduz os limites para a contagem de bactérias e células somáticas. Os produtores terão até 2016 para se adequarem às exigências.

A norma invalida a IN-51/2002, que havia expirado em 2011. O analista de pecuária do Sistema Famato, Carlos Augusto Zanata, explica que o Mapa procurou aumentar a qualidade do leite exigindo bem mais do produtor, mas cedeu um tempo maior para a adequação.

Entre os índices que agora entram em vigor está a Contagem Bacteriana Total (CBT), que analisa a higiene durante a ordenha, e a Contagem de Células Somáticas (CCS), que verifica a saúde das tetas.  O Mapa forneceu um cronograma para a adaptação dos produtores.

Atualmente o número máximo permitido para a contagem padrão em placas, que monitora a CBT, é de 750 mil unidades formadoras de colônia por mililitro (UFC/ml). Esse número vai cair para 600 mil UFC/ml até junho de 2014, chegar a 300 mil UFC/ml em junho de 2016 e 100 mil UFC/ml em julho de 2016. A contagem de células somáticas que tem o teto atual de 700 mil células somáticas por mililitro (CS/ml) deve baixar para 400 mil CS/ml em julho de 2016.

O presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado, afirmou que a nova medida aumenta a responsabilidade do produtor. Ele acrescenta que é importante que a indústria e o comércio também façam parte do processo de garantia da qualidade do leite, porque ao final todos saem ganhando, principalmente o consumidor.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!