
Segundo o IAC, a produção de soja consorciada com o milho safrinha pode aumentar a produtividade. Foto: reprodução.
Um estudo desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), intitulado Consórcio entre Milho e Plantas Forrageiras, constatou que a produtividade da soja pode aumentar em 20% se for cultivada em sucessão ao milho safrinha. A cultura ainda serve como forragem para animais na entressafra e ajuda a melhorar a qualidade do solo.
A implantação do consórcio pode aumentar a produtividade em áreas com histórico de monocultura de sucessão de soja e milho safrinha. No processo, é feita a semeadura de braquiária na entrelinha do milho com espaçamento de 90cm. Em seguida, as sementes da forrageira e do milho são distribuídas com um espaçamento de 45cm entre um e outro.
O consórcio precisa de um investimento baixo, entre R$ 40 a R$ 50 por hectare. Além do baixo custo e de aumentar a produtividade da soja, também contribui para o fornecimento de forragens na entressafra para a bovinocultura de leite e ovinocultura nas regiões de milho safrinha.
Geralmente o consórcio produz cerca de uma a três toneladas de massa seca de capim por hectare. A palha da braquiária aumenta a cobertura do solo, melhorando a estrutura dele e favorecendo uma maior disponibilidade de água e nutrientes nos períodos de estiagem. Assim, ocorre o consequente aumento na produtividade da soja no processo de sucessão.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ângelo José dos Santos Ferraz
16 de abr. de 2018Gostei das dicas

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de abr. de 2018Olá Ângelo,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos