WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Nova lei regulamenta concursos no Rio

Entre as novas regras está incluída a licitação para as empresas organizadoras

 

 Com a nova lei, os candidatos aprovados deverão ser chamados até o vencimento do concurso. Foto: reprodução.

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou a lei 5.396/2012, que regulamenta os concursos públicos realizados no município. Entre as novas regras está a divulgação de todas as etapas do concurso e a proibição de abertura de um novo concurso antes que todos os aprovados na seleção anterior sejam convocados no prazo de validade.

De acordo com o vereador Dr. Jairinho (PSC), autor do projeto de lei, o objetivo é garantir a transparência e a honestidade nos concursos. Para ele, a lei pretende assegurar o direito adquirido à nomeação e sanar as arbitrariedades cometidas em muitos processos seletivos. Além disso, as novas regras também preveem uma licitação para a escolha da empresa organizadora. O vereador espera que a iniciativa se torne um exemplo para outras esferas do governo.

A Câmara Municipal promulgou a lei depois de rejeitar o veto de 41 dos 45 artigos feito pelo prefeito Eduardo Paes. Ele alegou em mensagem de veto encaminhada à casa inconstitucionalidade e ilegalidade. Segundo o prefeito, houve interferência do poder legislativo em competências exclusivas do executivo.

Além das normas já citadas, a lei ainda institui a ilegalidade de parentes e cônjuges de candidatos a participarem da organização do processo seletivo; a isenção da inscrição para trabalhadores desempregados com mais de 45 anos, pessoas que doaram sangue nos últimos 6 meses ou que possuir renda máxima de dois salários mínimos por pessoa; e ainda diversas informações que serão obrigatórias nos editais.

Por: Maria Clara Corsino.

 

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!