WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nova lei de licenças ambientais é aprovada pelo Senado

Ela determina como será feita a fiscalização pelos órgãos federais, estaduais e municipais

 

 Uma licença ambiental não poderá ser expedida por dois órgãos diferentes.

A Lei de Competências Ambientais foi aprovada sem alterações pelo Senado. O projeto trata da fiscalização ambiental, nos níveis federal, estadual e municipal, e da obtenção de novas licenças. Ela define inclusive o que é licenciamento ambiental, estabelece parcerias entre diversos órgãos e determina multa em caso de julgamentos diferentes. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), explicou que, se existirem duas multas de órgãos distintos, a que vale é a do que fizer o licenciamento.

Sobre as competências de cada órgão nos níveis de governo, o projeto estabelece que a União deve legislar a respeito de florestas e reservas federais, questões nucleares, áreas indígenas, fronteiras e problemas entre estados. Estes cuidarão de questões relativas aos municípios, os quais licenciarão obras e outras pendências ambientais pertencentes a eles.

O plano teve o apoio tanto do governo quanto da oposição. Para a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), da bancada ruralista e líder do partido, o país inteiro será beneficiado pela lei. Segundo ela, a lei ambiental impede a briga entre os poderes, sendo que cada questão será resolvida apenas uma vez, sem a interferência de outro órgão.

Professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa e do curso Avaliação de Impactos Ambientais, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  Elias Silva explica que a nova lei não modifica a análise dos impactos ambientais. Ou seja, os critérios para conseguir um licenciamento são os mesmos, somente a partir do novo Código Florestal é que eles podem mudar.

O relator do novo Código Florestal, o senador ambientalista Jorge Viana (PT-AC), não chegou a criticar o documento, mas acredita que o texto exige um pouco mais de atenção. Ele defende que os órgãos federais tenham mais poder. Agora a nova Lei de Competências Ambientais segue para a sanção da presidente Dilma.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jéssica Moura Silva

31 de ago. de 2012

Neste novo código florestal que será implantado, tem algum impedimento quanto a reserva legal ser implantada dentro da APP?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2012

Olá Jessica,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Sua dúvida serviu como base para o desenvolvimento de um de nossos artigos:

O novo código florestal e sua nova proposta

Para ler, clique aqui

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?