
Na agricultura orgânica não são utilizados produtos químicos. O sistema adere aos princípios da agricultura sustentável.
Na agricultura orgânica não são utilizados produtos químicos. O sistema adere aos princípios da agricultura sustentável, e não aplicando nada que deixe resíduos prejudiciais ao meio ambiente. O Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicou no Diário Oficial da União, duas instruções normativas que regulamentam a produção de cogumelos comestíveis, sementes e mudas em sistemas orgânicos de produção.
As normas publicadas determinam as características do solo, da madeira, da água e do controle de pragas. Os produtores de sementes também precisam seguir as normas de produção, beneficiamento, embalagem e transporte presentes na instrução.
O professor Joe Carlo Valle, do curso Como Tornar sua Fazendo Orgânica desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que estas regras contribuem para o desenvolvimento da produção no país. Além de aumentar a confiança do consumidor que busca pela saúde e qualidade de vida que oferece os produtos.
Com as novas regras, os produtores puderam certificar-se e conseguir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sis Org) do Mapa. O selo será usado para identificar e controlar a produção de orgânicos.
Rogério Dias, coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, afirma que as regras poderão servir para estimular o hábito de consumo do cogumelo. Esse hábito é considerado por Rogério como grande fonte de proteínas e ótima alternativa alimentar para quem não ingere proteína animal.
A Portaria n° 1.035 esclarece, ainda, que só podem ser comercializados, armazenados e transportados produtos orgânicos com registros que garantam a sua rastreabilidade e controle.
Por: Virgínia Maria de Araújo
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.