WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Normas de higiene necessárias na manipulação dos alimentos

No ambiente de elaboração, a preocupação com a higiene deve estar no preparo, na escolha das matérias-primas e em todos os elementos envolvidos na produção

Lanchonetes e restaurantes devem produzir alimentos seguindo as leis e recomendações dos órgãos sanitários.

Lanchonetes e restaurantes devem produzir alimentos seguindo as leis e recomendações dos órgãos sanitários.

Você, com certeza, sabe que os alimentos são propensos a sofrer contaminação por microrganismos, se cuidados apropriados não forem tomados. E, se isso acontecer, as consequências para a saúde de quem consumi-los poderão ser muito graves. Assim, é muito importante que a preparação dos alimentos seja realizada cercada de cuidados essenciais.

Portanto, em um ambiente de elaboração de alimentos, a higiene se faz necessária não somente no preparo e nas matérias-primas, mas também em todos os elementos envolvidos na produção. Isso inclui o manipulador, o local,  os utensílios e os equipamentos. Assim, estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes, por exemplo, devem produzir alimentos seguindo as leis e recomendações dos órgãos sanitários e orientando seus colaboradores sobre as boas práticas a serem adotadas na execução dos serviços.

De acordo com o professor André Ansanelli, que possui vasta experiência na manipulação de alimentos, para minimizar e até eliminar os riscos à saúde humana, alguns elementos devem ser observados. “Visando a uma produção de alimentos de acordo com as exigências sanitárias, é preciso ter cuidado com a higiene pessoal, dos alimentos, dos utensílios e equipamentos, e do local de trabalho. Além de estar atento à periodicidade de limpeza, às etapas obrigatórias no processo de higienização ambiental, aos produtos permitidos para desinfecção ambiental e aos produtos de limpeza viáveis”, cita  Ansanelli no curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

É conveniente lembrar que sempre que o manipulador sentir a necessidade de espirrar ou assoar o nariz, é recomendável que se afaste do local de elaboração dos pratos e lanches. Isso evitará que bactérias e vírus fiquem suspensos no ar e, posteriormente, venham a se depositar sobre os alimentos, utensílios, equipamentos, bancadas, entre outros.

Os antissépticos permitidos para a higienização das mãos são o álcool, a 70%, as soluções iodadas, o iodóforo, a clorohexidina, entre outros, aprovados pelo Ministério da Saúde. A solução de álcool 70% poderá ser obtida misturando-se 250 ml de água em 750 ml de álcool 92 GL.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Treinamento de Chapeiro e Lancheiro

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?