
Lanchonetes e restaurantes devem produzir alimentos seguindo as leis e recomendações dos órgãos sanitários.
Você, com certeza, sabe que os alimentos são propensos a sofrer contaminação por microrganismos, se cuidados apropriados não forem tomados. E, se isso acontecer, as consequências para a saúde de quem consumi-los poderão ser muito graves. Assim, é muito importante que a preparação dos alimentos seja realizada cercada de cuidados essenciais.
Portanto, em um ambiente de elaboração de alimentos, a higiene se faz necessária não somente no preparo e nas matérias-primas, mas também em todos os elementos envolvidos na produção. Isso inclui o manipulador, o local, os utensílios e os equipamentos. Assim, estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes, por exemplo, devem produzir alimentos seguindo as leis e recomendações dos órgãos sanitários e orientando seus colaboradores sobre as boas práticas a serem adotadas na execução dos serviços.
De acordo com o professor André Ansanelli, que possui vasta experiência na manipulação de alimentos, para minimizar e até eliminar os riscos à saúde humana, alguns elementos devem ser observados. “Visando a uma produção de alimentos de acordo com as exigências sanitárias, é preciso ter cuidado com a higiene pessoal, dos alimentos, dos utensílios e equipamentos, e do local de trabalho. Além de estar atento à periodicidade de limpeza, às etapas obrigatórias no processo de higienização ambiental, aos produtos permitidos para desinfecção ambiental e aos produtos de limpeza viáveis”, cita Ansanelli no curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
É conveniente lembrar que sempre que o manipulador sentir a necessidade de espirrar ou assoar o nariz, é recomendável que se afaste do local de elaboração dos pratos e lanches. Isso evitará que bactérias e vírus fiquem suspensos no ar e, posteriormente, venham a se depositar sobre os alimentos, utensílios, equipamentos, bancadas, entre outros.
Os antissépticos permitidos para a higienização das mãos são o álcool, a 70%, as soluções iodadas, o iodóforo, a clorohexidina, entre outros, aprovados pelo Ministério da Saúde. A solução de álcool 70% poderá ser obtida misturando-se 250 ml de água em 750 ml de álcool 92 GL.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.