WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

No sul do Brasil, muares e equinos estão sendo domados por mulheres

As mulheres são intuitivas, sensíveis, calmas, pacientes, amorosas e estão quebrando paradigmas de um universo dominado por homens: a doma de cavalos

No sul do Brasil, muares e equinos estão sendo domados por mulheres   Notícias Cursos CPT

Eles são fortes, velozes, arredios e muitas vezes completamente xucros, mas, aos poucos, equinos e muares também têm se rendido aos encantos femininos. Principalmente no sul do Brasil, é possível observar que vem aumento o número e mulheres realizando um trabalho que até pouco tempo era exclusivo dos homens: a doma de cavalos. Não a doma tradicional, sim a doma gentil - também conhecida como doma racional.  

Na prática, trata-se de uma doma sem dominação, sem imposição de qualquer tipo de coisa pela força, sem sujeitar o animal a qualquer tipo de sofrimento físico ou pressão psicológica. Na doma gentil, o cavalo é tratado com respeito e, assim, logo ganha confiança em seu domador e se deixar montar, sem pulos ou qualquer reação negativa. Não que já esteja totalmente domado, mas criou-se até aqui uma relação de respeito, amizade e carinho - uma educação sem qualquer tipo de violência.

"Hoje, o que se tem de mais moderno em termos de doma é procurarmos entender  o animal, sua psicologia, como ele pensa e a partir daí irmos passo a passo  conquistando sua confiança, assim, nos dias de hoje, a doma moderna é natural", afirma Dr. Arnaldo Pereira Vieira, professor do Curso a Distância CPT Passo a Passo da Doma Natural, em Livro+DVD e Curso Online.

“O cavalo precisa aprender a ceder as pressões sem que o domador necessite recorrer à violência física. Esse é o objetivo da doma racional, afirma a instrutora de equitação, veterinária e professora, Claudia Leschonscki. Os cavalos são extremamente sutis em sua comunicação e as mulheres, por sua sensibilidade, são capazes de perceber e estabelecer com eles um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz do que aquele imposto pela violência.

As mulheres são intuitivas, são sensíveis, são calmas, são pacientes, são amorosas e estão quebrando paradigmas de um universo dominado por homens. Nesta nova atividade, ganha campo as domadoras que sabem se impor como líderes e que sabem pedir o que querem, tendo como premissa máxima o respeito ao animal.

É crescente a participação das mulheres nessa área. Aliás, na Europa, elas são a maioria dos que trabalham com doma e treino de cavalos.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!