WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Negócio já existente, vale a pena investir?

Antes de tomar qualquer decisão, analise as dicas

Para investir em um empreendimento é essencial conhecer o setor em que ele se enquadra, seus concorrentes e o contexto mercadológico.

Apareceu a oportunidade de comprar um negócio já existente. Quem gosta de empreender e não quer passar pelas fases iniciais do plano de negócio já pensou nisso alguma vez. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar alguns pontos essenciais em qualquer empresa. Essa cautela é para perceber se você está preparado para enfrentar as responsabilidades e exigências dessa nova atividade.

A primeira questão é: esse é o melhor momento? É uma pergunta simples, mas fundamental. Se sua resposta for algo do tipo, “estou entediado e preciso de um passatempo” ou “quero tentar algo diferente, gosto de viver aventuras”, provavelmente essa não é a época ideal para abrir um negócio. Isso só deve acontecer se você ver que essa é a oportunidade de um real investimento, em que será necessário dedicação e aporte financeiro.

Ter o apoio da família também é importante para essa nova fase. Possuir um negócio afeta o relacionamento, pois exige extrema atenção. Férias! Já pensou nisso? Quem ficará responsável pela empresa em sua ausência? Uma sugestão é perguntar aos antigos responsáveis quantos dias eles se afastavam para descanso, qual a melhor época, e quais foram os problemas durante esse período.

Uma dica do professor Hélvio Tadeu, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é avaliar os conhecimentos específicos que o negócio exige. “Para investir em um empreendimento é importante e essencial conhecer o setor em que ele se enquadra, seus concorrentes e o contexto mercadológico”, menciona Tadeu.

Quanto será o retorno sobre o investimento? Pode parecer básico, mas é essencial. Os lucros precisam estar de acordo com o que você almeja para que não ocorram frustrações. Simule o fluxo de caixa com as vendas mínimas e analise as maneiras de lidar com essa situação.

E a pergunta clássica, nesse caso, “por que o atual proprietário quer sair do negócio?”. Descubra os reais motivos. Para isso, construa um relacionamento com o vendedor do negócio, a fim de que ele possa lhe confidenciar suas verdadeiras razões.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?