WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

As nascentes e a conservação do solo

Como as técnicas de cuidado com o solo interferem na preservação das nascentes

Solo, água e vegetação estão interligados e qualquer alteração em um desses elementos afeta os demais.

A conservação de nascentes está diretamente relacionada à conservação do solo. Solo, água e vegetação estão interligados e qualquer alteração em um desses elementos afeta os demais. As técnicas de recuperação do solo, além de ajudarem a evitar problemas como a erosão e a perda de fertilidade do terreno, colaboram para manter a provisão de água.

Os cuidados adequados com o solo permitem maior infiltração da água da chuva no solo, evitando assim a perda de água no escoamento superficial e favorecendo o abastecimento dos reservatórios subterrâneos. Há algumas propriedades do solo que influenciam em sua manutenção, uma delas é a permeabilidade. Ela se refere à capaciadade do solo de conduzir a água entre seus poros.

Se houver compactação da camada mais externa do solo, ocorre redução na permeabilidade. Assim, a água da chuva encontra barreiras, não entra no solo e acontecem as enxurradas, o escoamento execessivo de água. As medidas aplicadas na conservação do solo ajudam a minimizar essas consequências negativas.

De acordo com Paulo Sant'Anna e Castro, professor do curso Recuperação e Conservação de Nascentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, existem técnicas de conservação através do manejo da vegetação e através do manejo do solo. Essa última é composta pela técnica de preparo do solo, usada para diminuir os danos causados pelas máquinas agrícolas, e a pela técnica de terraceamento, em que estruturas chamadas de terraços são construídas para conter as enxurradas e favorecer a absorção da água da chuva pelo solo.

Assista ao vídeo abaixo sobre o tema recuperação e conservação de nascentes.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?