WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Namoro entre colegas de trabalho, pode?

A legislação não prevê proibições desse tipo, mas se a empresa tiver essa conduta como regimento interno, é preciso ter muito cuidado

Mesmo que a empresa aceite o relacionamento, seja discreto.

Envolvimento entre colegas de trabalho é mais comum que se pensa, mas como agir nessa situação? É melhor deixar o romance escondido ou assumir? Uma pesquisa realizada pelo portal de empregos trabalhando.com ouviu 30 organizações e 300 profissionais. Os resultados apontam que 56% das empresas proíbem o namoro entre os funcionários, por medo de queda na produtividade e dificuldade nas tomadas de decisões.

Por outro lado, boa parte dos colaboradores não se importa em ter um relacionamento no trabalho. Segundo os dados, 32% deles já tiveram um relacionamento afetivo com um colega e 22% não o fizeram por não terem encontrado alguém interessante, e afirmaram achar normal.

A legislação não prevê proibições desse tipo, mas se a empresa tiver essa conduta como regimento interno, é preciso ter muito cuidado. Se o casal for pego namorando no local de trabalho, pode ser demitido por justa causa, já que estaria infringindo as normas.

Mas, é preciso que a gerência deixe claro sua política.  O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, enfatiza que o empregador, antes de optar pela rescisão do contrato por justa causa, deve avaliar alguns pontos. “Será que o ato praticado é realmente grave? Isso impossibilita a continuidade saudável da relação de emprego?”, pondera o professor.

Independente da proibição, é preciso manter a discrição, para evitar problemas na carreira. No começo, é indicado manter sigilo e esperar o namoro se tornar firme. Se isso acontecer, o melhor é assumir para a liderança e para o departamento de recursos humanos, pois é possível ocorrer um remanejamento de setor ou de unidade da empresa.

Mesmo que a empresa aceite o relacionamento, seja discreto. Separe trabalho e namoro e não comente sobre suas intimidades. Evite usar os equipamentos de trabalho para enviar mensagens apaixonadas. Não troque olhares, bilhetinhos e esqueça os apelidos durante o horário comercial. Lembre-se que sempre há alguém monitorando, mesmo que seja de longe.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?