WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Na Copa do Mundo, enfeite sua mesa com a abobrinha patriota

Tipo de abóbora desenvolvido na Embrapa tem as cores verde e amarela

 

Junto com as cores, vieram outras boas características, pois o fato de ser bicolor, aumenta a antioxidade da planta.

 

É hoje!!! O Brasil estreia na Copa da África. O jogo é à tarde, mas o verde e o amarelo já tomam conta das ruas, casas e roupas dos brasileiros. Nessa onda de torcer pela seleção, até as hortaliças estão mais verde e amarelas.

À primeira vista, parece uma pintura, mas não é. Essa hortaliça tem as cores da torcida brasileira e, por isso, é chamada de brasileirinha. Foi descoberta por acaso, no início da década de 90, por pesquisadores da Embrapa Hortaliças. Estava no meio de abóboras verdes, mas dava fruto de duas cores.

A mutação genética, feita pela própria natureza, acabou virando tema de pesquisa. “De imediato, pensamos em uma abóbora ornamental, com as cores da bandeira do Brasil. A partir disso, começamos o cruzamento para intensificar tanto a cor amarela quanto a cor verde e melhorar o formato e a resistência a doenças, além da produtividade”, afirmou o pesquisador Leonardo Boiteux.

Junto com as cores, vieram outras boas características, pois o fato de ser bicolor, aumenta a antioxidade da planta. Também tem vantagens como tolerar bem o frio, além da adaptação ao clima do cerrado. De acordo com o professor Jacimar Luis de Souza, no curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a aboboreira, geralmente, é uma planta típica de clima quente. Tolera temperaturas amenas, mas não suporta temperaturas abaixo de 10 graus. A faixa térmica ideal está entre 18 e 24 graus. Temperaturas mais altas são bem toleradas”.

O professor, especialista em manejo em agricultura orgânica da Incaper, acrescenta que “a época de plantio em regiões de altitude superior a 800 metros vai de agosto a fevereiro e em locais com altitude inferior a 400 metros, com invernos suaves, a abóbora pode ser cultivada o ano todo”. A nova variedade tem sido produzida no Sul e Sudeste e, nestes dias de Copa, é uma ótima e colorida opção para as refeições das mesas brasileiras.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?