
É hoje!!! O Brasil estreia na Copa da África. O jogo é à tarde, mas o verde e o amarelo já tomam conta das ruas, casas e roupas dos brasileiros. Nessa onda de torcer pela seleção, até as hortaliças estão mais verde e amarelas.
À primeira vista, parece uma pintura, mas não é. Essa hortaliça tem as cores da torcida brasileira e, por isso, é chamada de brasileirinha. Foi descoberta por acaso, no início da década de 90, por pesquisadores da Embrapa Hortaliças. Estava no meio de abóboras verdes, mas dava fruto de duas cores.
A mutação genética, feita pela própria natureza, acabou virando tema de pesquisa. “De imediato, pensamos em uma abóbora ornamental, com as cores da bandeira do Brasil. A partir disso, começamos o cruzamento para intensificar tanto a cor amarela quanto a cor verde e melhorar o formato e a resistência a doenças, além da produtividade”, afirmou o pesquisador Leonardo Boiteux.
Junto com as cores, vieram outras boas características, pois o fato de ser bicolor, aumenta a antioxidade da planta. Também tem vantagens como tolerar bem o frio, além da adaptação ao clima do cerrado. De acordo com o professor Jacimar Luis de Souza, no curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a aboboreira, geralmente, é uma planta típica de clima quente. Tolera temperaturas amenas, mas não suporta temperaturas abaixo de 10 graus. A faixa térmica ideal está entre 18 e 24 graus. Temperaturas mais altas são bem toleradas”.
O professor, especialista em manejo em agricultura orgânica da Incaper, acrescenta que “a época de plantio em regiões de altitude superior a 800 metros vai de agosto a fevereiro e em locais com altitude inferior a 400 metros, com invernos suaves, a abóbora pode ser cultivada o ano todo”. A nova variedade tem sido produzida no Sul e Sudeste e, nestes dias de Copa, é uma ótima e colorida opção para as refeições das mesas brasileiras.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.