WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mudas de morango começam a ser produzidas em setembro

O procedimento deverá ser realizado logo após o encerramento da colheita, fazendo o plantio das matrizes

As plantas devem ficar dispostas em plantios quadrados ou em quincôncio.

As mudas do morangueiro podem ser compradas de viveiros certificados ou produzidas na própria propriedade. Caso o agricultor faça a opção de produzi-las, esse procedimento deverá ser realizado logo após o encerramento da colheita, fazendo o plantio das matrizes.

Como você já aprendeu na primeira matéria dessa série, “Tratos culturais para o cultivo do morango”, a cultura do morango é bastante sensível ao fotoperíodo. No curso Produção de Morango Orgânico, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor José Dahir ensina que “para a produção de mudas, a planta precisa ter o crescimento vegetativo estimulado, e isso acontece sob condições de dias longos e temperaturas elevadas”.

O professor Dahir, que é engenheiro agrônomo da Associação de Agricultura Orgânica, ainda acrescenta que a época para a produção de mudas ocorre de setembro a outubro. Na produção de mudas a campo, as diretrizes para espaçamento e quantidade de matrizes são bem diferentes da produção de frutos. Nesse cultivo, os espaçamentos mais indicados são de 1,5 x 2 m até 1,5 x 3,5m, cabendo cerca de 1.900 a 2.300 matrizes por hectare.

Uma questão fundamental para o sucesso da produção de mudas é que essa atividade deve ser separada da produção de frutos. Visando a busca de uma planta realmente sadia, não podemos iniciar a produção de mudas novas a partir do lote utilizado na produção de frutos, pois essas fatalmente, estarão com estado fitossanitário inferior. As plantas ideais para a produção de mudas, as chamadas, matrizes básicas, podem ser adquiridas em instituições de pesquisa e extensão rural.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Produção de Morango Orgânico

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

OSSAMU TSUKIOKA

20 de set. de 2020

Gostaria de saber se em Sao Bernardo do Campo, ou nas proximidades daqui há algum lugar que vende mudas boas de morango.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de set. de 2020

Olá, Ossamu!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de produtores.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?