
O faturamento do setor de beleza aumentou 10% em 2009, mas para se destacar é preciso descobrir um diferencial.
A preocupação com a beleza sempre foi intrínseca ao ser humano, independente do sexo. São escovas progressivas de vários estilos e origens, produtos diversos e com inúmeros efeitos. Os cabelos precisam do corte estiloso daquela atriz de Hollywood. As unhas necessitam de soluções compostas com ureia e bases com carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino.
Toda essa movimentação tem atraído a atenção dos empreendedores para o mercado da beleza e da estética. O faturamento desse ramo aumentou 10% em 2009, mas para se destacar perante à concorrência é preciso descobrir um diferencial.
Alguns salões da cidade de São Paulo encontraram no horário de atendimento um caminho para driblar essa disputa de mercado. O atendimento é realizado das 12 às 23 hrs, fugindo do horário comercial convencional e indo além do expediente da maioria da população. Essa estratégia traz comodidade ao cliente, que não precisa perder seu horário de almoço, acordar mais cedo ou bolar uma forma para conseguir um horário no salão.
Segundo a professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, no curso Estudos dos Cabelos e seus Tratamentos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o atendimento é peça chave para o sucesso desse tipo de empreendimento. Sua principais dicas são: “orientar o cliente de forma segura e precisa sobre suas dúvidas. O sorriso, pontualidade, atenção, paciência e discrição são exigências dessa profissão”.
Outra inovação é na estrutura física do estabelecimento. O conceito dos salões de beleza tem mudado e se desenvolvido para ser um ponto de encontro, relaxamento e conforto. Uma pesquisa feita em salões de Nova York e Londres apontou que as pessoas desejam o retorno do ambiente dos anos 50, em que os clientes possuíam uma sala de espera, onde podiam se sentar, beber e conversar.
Essa ideia cria um clima de intimidade e desvincula a simplória imagem comercial do salão. No entanto, as mudanças não devem provocar preços exagerados. Os clientes pagam um valor maior para se sentirem mais confortáveis e satisfeitos, mas querem um preço justo. Logo, o segredo para equilibrar as contas da empresa é evitar o desperdício, fazendo um rígido controle de todos os recursos que são utilizados pelos funcionários.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.