WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Moldes de caixas artesanais são definidos por desenhos geométricos

Como é o molde que define o tamanho da caixa, ele deve ser milimetricamente medido e bem cortado, garantindo, assim, uma caixa perfeita

É importante na elaboração dos moldes  a precisão nos cortes e riscos.

As caixas mais solicitadas são as quadradas. Elas também são as mais fáceis de fazer, pois para elaborar o molde a pessoa só necessita de riscos de quadrado, retângulo, triângulo e círculo, e essas formas geométricas qualquer pessoa sabe fazer. Variar os tamanhos das embalagens também é simples, sendo necessário apenas aumentar ou diminuir as medidas.

Como é o molde que define o tamanho da caixa, ele deve ser milimetricamente medido e bem cortado, garantindo, assim, uma caixa perfeita. De acordo com a professora e artesã Lucília Santiago, especialista em cartonagem, no curso Como Confeccionar Caixas Artesanais para Presentes, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para fazer o molde é preciso utilizar um papel mais incorpado e resistente, de gramatura mais alta, uma vez que ele será usado muitas vezes. O papel de 300 g/m² é o mais indicado”.

Algumas pessoas não têm facilidade para o desenho geométrico e usam moldes já prontos, que são fáceis de encontrar em lojas especializadas em materiais para artesanato. As que conseguem produzi-lo, ao ver uma caixa diferente, desmacham e a usam como modelo para confeccionar sua própria peça.

Para a professora Santiago, “fazer um molde diferente pode ser uma tarefa um pouco complicada para quem não tem muita prática com desenhos geométricos. Mas com paciência e persistência para medir com precisão, é possível trabalhar nessa arte”.

Uma parte importante na elaboração dos moldes é o corte. Ele deve ser bem feito para que se justifique o trabalho já realizado com os desenhos. O rigor dos risco também é essencial, uma vez que o deslize de um milímetro no diâmetro da peça pode ocasionar uma diferença de 3,2 mm na lateral da caixa, por exemplo.

“Para fazer os moldes, usamos o mesmo desenho para a base e para a tampa, porém a tampa é maior meio centímetro”, afirma a professora no curso.

Por: Ariádine Morgan

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Angelcy Marinês Fernandes

10 de out de 2013

Perfeito o trabalho. Parabéns

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de out de 2013

Olá, Angelcy!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Aurora Maria M.Alves

18 de abr de 2013

Adoro o trabalho está muito bem explicado.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de abr de 2013

Olá, Aurora!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santoa

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!