Franquias que exigem baixo investimento, com mercado garantido e retorno rápido, são a nova onda da economia brasileira. Negócios que eram comuns, mas em escala única, agora adotam o know-how de outras empresas. A expectativa é de que as microfranquias cresçam em torno de 20% este ano e ampliem ainda mais a variedade de produtos e serviços oferecidos.
A cada dia, surgem novos modelos de franquias, das quais a maioria é de microempresas. Segundo os franqueadores, os investimentos são muito baixos, daí a vantagem dessa opção. A consultora Ana Vechi explica que, com o crescimento da classe média e o aumento do consumo nesse grupo, vale a pena diversificar os negócios e investir nesse tipo empreendimento.
Alguns exemplos de microfranquias que têm dado certo no Brasil são as de cartões de visita e felicitações. O investimento é de apenas R$ 34 mil e o faturamento mensal líquido gira em torno de R$ 3 mil. Outra franquia que tem crescido bastante é a que vende produtos em quiosques nos shoppings. Essas franquias ocupam pouco espaço e os produtos têm venda garantida. O investimento fica em torno de R$ 35 mil e o faturamento varia bastante, dependendo do produto, já que se pode vender quase qualquer coisa, de sorvete até óculos escuros.
O empresário Carlos Ruben Pinto, professor do curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que as franquias são negócios com sucesso garantido por adotar um modelo que já deu certo. É preciso apenas fazer uma análise de mercado para saber se a localidade tem mercado para o modelo a ser adotado.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.