Oportunidades de negócios no mercado pet são inúmeras. Basta trabalhar com criatividade e pesquisar bastante para encontrar uma necessidade ou desejo que os donos possuem e ainda não foi criada. Uma inovação encontrada para esse segmento é o turismo.
A ideia desse empreendimento surgiu da dificuldade do proprietário carregar o animal doméstico para viagens. No Brasil, esse trabalho é recente, mas nos EUA e Canadá, já é desenvolvido por várias empresas. O investimento é mínimo, porque para começar é necessário apenas um local para atendimento aos clientes, um computador e um site para orientação, divulgação e venda dos pacotes.
Nesta atividade empresarial, o investidor precisa encontrar hotéis que aceitem os animais para fazer parcerias para os passeios turísticos. Ele deve oferecer viagens longas para as férias e mais curtas para os finais de semana.
Pelo fato da maioria dos animais viverem em apartamentos, ambientes com a oportunidade de interação com a natureza, de liberdade para correrem soltos e nadar, podem ser o roteiro preferido. No entanto, o professor Dr. José Antônio Viana, médico veterinário, afirma que o perfil do consumidor é bem variado em termos de renda e idade.
Mas, para ele, uma coisa é certa “todos eles têm afeição por animais e, por isso, a realização de uma pesquisa é a melhor maneira de saber quem serão os consumidores do futuro negócio. A pesquisa vai identificar, de maneira confiável, os hábitos, comportamentos, gostos e as tendências dos futuros clientes”, diz Viana no curso Como Montar um Pet Shop, desenvolvido e organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para agregar valor ao negócio, pode-se incluir um veterinário e um adestrador na equipe durante a viagem. Também oferecer kits de lembranças para os donos e seus cães e petiscos variados. O segredo para não aumentar muito o custo é contar com boas parcerias. Dessa forma, o negócio promove satisfação ao cliente, gera fidelidade, boa propaganda e divulga a marca dos parceiros.
Por: Ariádine Morgan
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